No último domingo (2), foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Celebrada anualmente em 2 de abril, a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão.
Os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) merecem ser tratados com muito respeito, portanto, a data visa não só levar informação à população, mas também reduzir a discriminação e o preconceito quanto ao tema.
Para facilitar ainda mais a propagação da informação, com os avanços da sociedade e das artes, o cinema é uma das artes que também incluiu em sua história diversos trabalhos que tratam sobre o tema sob diversas óticas diferentes. E na lista abaixo, serão apresentadas 6 produções disponíveis na Netflix.
O autismo no cinema
Dentre as produções, é possível encontrar nos formatos de filmes, séries e documentários, além de subgêneros como comédia, drama, entre outros. Vale lembrar que apesar da pauta estar presente nas produções, ela não se torna a característica principal do personagem, tratando o caso com respeito.
Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994)
Acompanhamos Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz especial e com boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais da história dos EUA, como a Guerra do Vietnã e Watergate, e continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran.
Como Estrelas na Terra (2007)
Um professor de artes não-convencional repara que um de seus alunos tem um distúrbio de aprendizagem. Com isso, o professor decide conhecê-lo melhor e ajuda-o a descobrir seu verdadeiro potencial.
Já Fui Famoso (2022)
O filme acompanha um ex-astro de boy band que conhece um jovem e talentoso baterista no espectro autista e acaba esbarrando em uma inesperada segunda chance de sucesso em uma história de música, amizade e afeto.
Atypical (2017 – 2021)
Sam, um adolescente com traços de autismo, resolve arrumar uma namorada. E sua busca por independência vai colocar toda a sua família em uma aventura de autodescoberta, vencendo diversos preconceitos.
Asperger’s Are Us (2016)
O documentário apresenta os bastidores de uma trupe de comédia formada por quatro amigos no espectro autista. O grupo se prepara para uma última apresentação antes de se separar, mas mostra que o autismo não é nenhum empecilho em suas vidas.
Farol das Orcas (2016)
A emocionante história de uma mãe que viaja para a Patagônia com seu filho autista na esperança de que um guarda florestal e um grupo de orcas selvagens possam ajudá-lo a encontrar uma conexão emocional.