6 curiosidades de Titanic, que já ganhou 11 prêmios do Oscar

Lançado em 1997, o filme “Titanic” é até hoje uma das produções mais premiadas da indústria cinematográfica, tendo conquistado 11 estatuetas do Oscar. Ao trazer uma trama inspirada em eventos reais, a produção conquistou a crítica e o público, ocupando a terceira posição entre as maiores bilheterias da história do cinema. 

Estrelado por Leonardo DiCaprio como Jack Dawson, e Kate Winslet como Rose DeWitt Bukater, o romance contou a história de Jack, um homem pobre que se apaixona por Rose, uma mulher da alta sociedade. Infelizmente, a história de amor deles é interrompida quando o navio que saiu de Southampton para Nova York, no dia 15 de abril de 1912, acabou naufragando. Este enredo é bastante conhecido, mas existem algumas curiosidades por trás do filme que talvez poucas pessoas saibam. 

Confira abaixo 6 curiosidades de Titanic 

1º- Uma enorme réplica do Titanic

Dirigido por James Cameron, para trazer um filme com autenticidade, foi criado uma réplica do navio com quase o mesmo tamanho do Titanic original. O estúdio 20th Century Fox foi o responsável por ter que construir um novo estúdio para que coubesse a réplica. Isso foi feito no sul do México, onde Cameron filmou em um tanque com 60 milhões de litros de água.

2º- Tudo pela arte 

A atriz Kate Winslet, uma das protagonistas, teve pneumonia durante as filmagens e quase precisou abandonar as gravações. O motivo da doença, é que Winslet se recusou a usar as roupas térmicas nas cenas em que Rose tenta sobreviver no mar. Winslet queria que sua atuação fosse realista e foi efetiva nisso. 

3º- Perfeccionismo por exigência 

Com intuito de trazer o máximo de realidade possível para a produção, Cameron exigiu que a cena da colisão do Titanic com um iceberg tivesse a mesma duração do acidente ocorrido em 1912:37 segundos. Vale ressaltar que além de dirigir o filme, o cineasta também foi o responsável pelo roteiro, produção e edição do longa-metragem. Para ter todos os detalhes necessários, ele também se aventurou em 12 expedições pelos destroços do navio original, e ficou mais tempo na embarcação do que os passageiros que fizeram a primeira e última viagem do Titanic.

4º- Atores principais não foram a primeira escolha 

Apesar de ser irreal pensar em outros protagonistas para Titanic, Leonardo DiCaprio não foi a primeira escolha dos produtores. Na época, o favoritismo estava para Matthew McConaughey, mas também foi especulado Macaulay Culkin e Christian Bale. No entanto, Cameron bateu o martelo final ao escolher DiCaprio. 

Isso também ocorreu com Kate Winslet, que estava em segundo plano. A atriz Nicole Kidman era o principal nome que eles queriam, mas novamente, Cameron alterou a escolha quando conheceu a britânica.

5º- Trilha sonora histórica

Além de toda a produção ser um espetáculo, a trilha sonora liderada por Céline Dion, com a música “My Heart Will Go On”, se tornou um dos singles mais vendidos da história, além de ter levado o Oscar de Melhor Canção Original e quatro Grammys. Graças ao poder do filme, a canção entrou na lista de Músicas do Século da Associação Americana da Indústria de Gravação e do Fundo Nacional Para as Artes, ambos dos Estados Unidos. 

6º- Além de diretor, Cameron também é ilustrador 

O nome do diretor James Cameron está em quase todos os lugares do filme. Para preencher mais um crédito, o cineasta também foi o responsável por fazer os desenhos que chamam a atenção de Rose, quando Jack estava pintando. Na épica cena que o jovem desenha Rose nua, usando somente o colar de diamante azul, é a mão de Cameron que aparece em cena.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.