Com direção de Michael Mann, o filme Ferrari acompanha parte da vida íntima e pública de Enzo Ferrari, a figura histórica e intrigante que revolucionou o automobilismo fundando a fabricante italiana de carros esportivos de luxo cobiçados até os dias de hoje.
Todavia, a produção deixa de fora boa parte da vida do empresário, focando principalmente no período dos anos 1950, quando Ferrari começou a enfrentar sérias crises nos negócios, além de estar lidando com o fracasso de seu casamento, desgastado inclusive por seu relacionamento extraconjugal.
Vale destacar que, como qualquer produção cinematográfica, Ferrari toma algumas liberdades em prol de seu desenvolvimento, o que acaba por alterar alguns eventos reais para que se encaixem melhor na história. Por isso, conheça agora 6 coisas que não são verdade no filme.
- A obsessão por sexo de Ferrari
Apesar do filme não esconder a infidelidade de Enzo, trazendo a tona o caso com Lina Lardi que resultou em seu filho, Piero, a biografia Enzo Ferrari: The Man and the Machine revela que embora o empresário se dedicasse principalmente à Laura Ferrari e sua amante, ele teve diversos outros casos.
- A importância da Mille Miglia
Mesmo destacando que a Mille Miglia era um evento importante para a empresa, o filme não esclarece quais eram as reais consequências por trás da corrida, que não absolveu a Ferrari de todos os seus problemas financeiros. Além disso, também não mostra a opinião pública sobre as mortes.
- Parli la mia lingua?
Tratando-se de uma produção hollywoodiana estrelada por um ator estadunidense, obviamente o filme escolhe o caminho de falar inglês com sotaque italiano. Mas na realidade, Enzo Ferrari não falava inglês, conseguindo apenas se comunicar em francês, além de sua língua natal.
- A morte de Dino Ferrari
Mesmo se concentrando ao longo dos anos 50, o filme não mostra diretamente a presença de Dino, o filho de Enzo e Laura. Entretanto, sua morte, que ocorreu em 1956, aos 24 anos, após complicações ocasionadas pela distrofia muscular, afetou brutalmente o casamento de seus pais.
- O herdeiro renegado
O filme mostra que Lina e Enzo tiveram um filho chamado Piero, nascido em 1945, e quando Laura toma conhecimento da criança, ela diz que o empresário não pode reconhecer o filho até a morte dela, ocorrida em 1978. Mas leis rígidas sobre o divórcio também tinham influência neste conflito.
- Fiat Ferrari?
Outro detalhe pouco explorado pelo filme é que, mesmo vencendo a Mille Miglia, a Ferrari continuou em crise, o que levou Enzo a vender 50% da empresa para a Fiat, conseguindo a injeção de dinheiro necessária para manter sua equipe e continuar fabricando alguns dos os carros mais caros do mundo.
Mais sobre Ferrari: trama, elenco e onde assistir
Ambientado em 1957, muito antes do brilho da Ferrari na Fórmula 1, o longa acompanha Enzo Ferrari, ex-piloto e empresário por trás de uma das mais famosas empresas de carros de todos os tempos, atormentado pelo fracasso com seus negócios, que estão beirando a falência, além de enfrentar uma dura crise em seu casamento.
Para tentar salvar sua empresa, ele decide então contrariar tudo e apostar numa corrida de mil milhas pela Itália, a conhecida Mille Miglia, que pode dar a chance final da Ferrari se reerguer ou ser enterrada junto com sua história.
Adam Driver interpreta o protagonista, e é acompanhado por nomes como Gabriel Leone, Penélope Cruz, Shailene Woodley, Patrick Dempsey, Sarah Gadon, entre outros. Ferrari chegou aos cinemas nacionais no dia 22 de fevereiro. Assista ao trailer: