Há quem pense que o tango seja o estilo musical predominante na Argentina, principalmente por sua forte presença na capital do país, Buenos Aires. Entretanto, a Argentina é um dos países latino-americanos com maior variedade no aspecto musical.
Com isso, é possível encontrar um grande repertório de gêneros, em função da diversidade cultural presente no país. E um grande destaque musical também é o rock, pois a Argentina é berço de bandas que se tornaram influentes para diversas outras ao redor do mundo.
Além disso, o rock argentino se tornou um dos gêneros mais importantes para o país, pois, desde seu surgimento em 1950, procurou criar uma identidade própria. Para se aprofundar mais no cenário da música pesada dos “hermanos”, conheça agora seis bandas argentinas de rock.
Soda Stereo
Surgida na década de 1980, a Soda Stereo foi uma das bandas mais importantes de rock latino em geral, chegando a ser eleita como uma das melhores do gênero. Um de seus maiores hits, “De Música Ligera”, ganhou uma versão brasileira graças à banda Capital Inicial, aumentando seu sucesso no Brasil.
V8
Conhecidos não só como um dos maiores nomes do rock, mas um dos pioneiros do heavy metal argentino, a V8 surgiu em 1979 e a partir de seu segundo disco, Un Paso Mas en la Batalla, se consolidou no rock nacional. Seu fim em 1987 deu origem a três novas bandas para o cenário: Rata Blanca, Horcas e Hermética.
Spinetta
Também conhecido como El Flaco, Luis Alberto Spinetta foi um dos mais importantes músicos argentinos, considerado um dos pais do rock do país. Com suas músicas que carregam uma alta complexidade lírica e instrumental, Spinetta ficou conhecido mundialmente.
Rata Blanca
Fundada após a dissolução da V8, a banda Rata Blanca certamente é a banda argentina de metal com maior relevância internacional. Desde seu álbum de estreia, a banda fez um sucesso absoluto com o público e, atualmente, é considerada uma das maiores bandas de rock em espanhol que já existiram.
Fito Páez
Uma verdadeira lenda da Argentina, Fito Paez é considerado pelos críticos um dos mais importantes expoentes do rock no país. Inclusive, o músico chegou a gravar diversas canções com verdadeiros titãs da música brasileira, como Paulinho Moska e Caetano Veloso.
Charly García
Um dos mais renomados e influentes artistas argentinos, mas com uma imensa fama internacional, Charly García é considerado um verdadeiro rock star, sendo um dos principais ícones do país. Charly já fez inúmeras colaborações com a banda Paralamas do Sucesso, com quem tem uma amizade especial.
Faltou o grande, o maravilhoso e fantástico Pedro Aznar! Músico incrível, multi-instrumentista, tocou por vários anos com Pat Methene, amigo de Roger Waters, um dos maiores intérpretes dos Beatles, produziu um disco de Vitor Ramil! Pedro Aznar é um grande gênio!!! E ama 🐱🐱🐱!!!! ♥️♥️🎤🎸🎶🥁🎹🪗🎼
Faltou Los Enanitos Verdes da muito famosa Borracho y Loco e também a banda Vilma Palma E Vampiros que tem muitos “êxitos”,como dizem por lá.
Primeiro faltou a maior banda da história do rock argentino, “Patrício rey y sus redonditos de ricota”, comandada pelo lendário Índio Solari. Qualquer pesquisa rápida no Google mostrará que é a maior banda de rock argentino que já existiu. Sobre o Soda Stereo , grade banda, porém citar a versão brega e pobre do capital inicial é triste, já que a 30 anos atrás os Paralamas do Sucesso lançaram no cd “9 luas” uma versão DE VERDADE da música ” De música ligeira”. E botar o Fito Paez como rock foi meio exagero….