Fundada em 1934, a DC Comics se tornou dona de uma extensa galeria de personagens, com alguns dos maiores e mais famosos super-heróis da cultura pop. Contudo, consequentemente o Universo DC também conta com diversos vilões icônicos, que marcaram a história com seus atos cruéis.
Mas reforçando o argumento taoista do yin-yang sobre a dualidade de tudo que existe, alguns vilões acabaram encontrando sua redenção, e outros até mesmo quiseram abandonar seu passado criminoso para seguir o caminho do heroísmo. E este são os 5 vilões da DC que tomaram esta decisão:
Starro
Embora o gigantesco alienígena tenha sido um vilão na maior parte de sua vida (inclusive, no Esquadrão Suicida de James Gunn, Starro teve sua redeção na HQ No Justice, de 2018. Ele lutou ao lado da Liga da Justiça e se sacrificou para ajudar seus novos companheiros lutando contra os Titãs Ômega.
Cara-de-Barro
Basil Karloff sempre foi um imponente inimigo de Batman, até que o homem-morcego decide oferecer a ele um lugar em sua família. Desta forma, a HQ Detective Comics #934 apresenta o Cara-de-Barro como um herói reformado, superando seu trágico passado.
Adão Negro
Apesar de ser a “versão maligna” de Shazam, uma coisa é certa sobre Adão Negro: ele é apaixonado por Khandaq, seu país de origem e não tem medo de usar a violência para protegê-lo. Com isso, o tênue personagem constantemente trabalha pelo melhor para seu povo, inclusive livrando-se de ditadores.
Jason Todd
Embora seus métodos sejam extremamente questionáveis, considerando o uso de violência extrema, o Capuz Vermelho ainda tem o sangue da Bat-família em suas veias, e em Red Hood and the Outlaws: Rebirth, ele encontra sua redenção, tornando-se uma figura verdadeiramente heróica.
Arlequina e Hera Venenosa
Mesmo tomando diversas atitudes reprováveis, Arlequina e Hera Venenosa nunca foram essencialmente más. Mas na HQ Role Models, elas provaram ainda ter princípios, salvando uma garotinha de um sequestrador, e até mesmo desistindo de um assalto que fariam juntas para isso.
Fonte: ScreenRant