Apesar do gênero true crime estar dando o que falar entre as produções estrangeiras, o Brasil não fica muito atrás neste tipo de produção. Um bom exemplo disso é o sucesso da série Os Quatro da Candelária, que revisitou um nebuloso caso ocorrido no Rio de Janeiro na década de 1990.
Embora a novidade comprove que o país pode fornecer ótimas produções baseadas em eventos reais, ela não está sozinha neste páreo. Isso porque estas 5 produções também conseguiram levar dramatizações de crimes para outro patamar, tornando-se fenômenos entre a crítica e o público.
A Divisão
Na década de 1990, uma onda de sequestros vem aterrorizando os moradores da cidade do Rio de Janeiro. Para tentar conter o problema, os policiais Mendonça e Santiago são chamados para assumir a Divisão Antissequestro, e os dois utilizam métodos totalmente questionáveis.
DNA do Crime
Após um grande assalto realizado por uma facção secreta na instalação de uma seguradora de valores no Paraguai, policiais federais da delegacia de Foz do Iguaçu seguem rastros em amostras de DNA da cena do crime que apontam conexões com uma conspiração ainda maior do que esperavam.
O Jogo Que Mudou a História
Durante as décadas de 1970 e 1980, o comércio de entorpecentes se tornou mais intenso, o que incentivou o surgimento de grandes líderes do crime organizado, o fortalecimento das facções e uma intensa guerra às drogas que surgiu logo em seguida no Rio de Janeiro. Tudo isso após uma partida de futebol.
A Teia
O delegado Jorge Macedo coloca sua reputação em risco quando começa a tentativa de capturar Marco Aurélio, um criminoso sagaz que sempre conseguiu escapar das garras da lei. Mas Jorge não pretende descansar até desmantelar a poderosa quadrilha.
Dom
Apesar de pertencer à classe média carioca e ser filho de um policial, Pedro Dom teve contato com a cocaína muito cedo, e com isso não demorou para que ele trilhasse o caminho do crime. Quando menos se espera, pai e filho se encontram em lados opostos da sociedade.