Sinônimo de entretenimento familiar ao longo de muitos anos, os filmes da Disney sempre foram conhecidos por suas mensagens valiosas, que geralmente falam sobre amor, amizade, coragem, honestidade e perseverança, e ainda transmitem lições de vida de forma sutil.
Mas nem sempre o estúdio acerta em seu conteúdo, abordando algumas temáticas extremamente questionáveis em suas histórias, que por sua vez acabam dando palco para mensagens bem problemáticas. E estes 5 filmes são algumas das produções da Disney com estas características.
“Divertida Mente” e as emoções masculinas
Apesar de seu importante debate sobre entrar em contato com suas próprias emoções, Divertida Mente falha ao sair de dentro da cabeça de Riley. Principalmente quando mostra as emoções de seu pai, representadas de forma simplista e desdenhosa.
“Pocahontas” e sua abordagem confusa dos fatos
Acompanhar a única princesa da Disney baseada em uma figura histórica talvez seja um dos maiores problemas de Pocahontas, uma vez que o filme distorce diversos fatos, incluindo o sombrio romance da vida real que ela foi forçada a viver.
“Aristogatas” orienta a falar com estranhos?
Embora as ruas sejam repletas de perigo, o simpático gato vira-lata O’Malley não pensa duas vezes antes de levar Duquesa e seus filhotes para uma aventura nas ruas de Paris. Mas confiar em uma pessoa totalmente estranha contradiz um ensinamento de anos passado pelos pais.
“Wish: o Poder dos Desejos” e sua mensagem contraditória
Os atos do Rei Magnífico mostram que o poder é capaz de corromper até mesmo uma pessoa com boas intenções. Contudo, ainda assim a protagonista Asha recebe uma varinha mágica, tomando posse de um grande poder, e deixando no ar a dúvida de se ela não pode ter o mesmo destino.
A quebra de confiança em “Raya e o Último Dragão”
Existe uma mensagem sobre a importância de confiar nas pessoas em Raya e o Último Dragão que é desmantelada pela própria trama do filme. Principalmente por conta da relação entre a protagonista com Namaari, que a trai diversas vezes ao longo da história.
Fonte: Screen Rant