Robert Bartleh Cummings, mais conhecido como Rob Zombie, é um músico excêntrico. Zombie é sempre lembrado por apresentações performáticas, sempre usando uma maquiagem pesada afim de realmente dar sentido a seu nome artístico, além de se inspirar em filmes de terror para criar suas músicas.
Porém, a performance de horror de Zombie acabou ultrapassando o cenário da música e partindo para a indústria cinematográfica. Isso porque em meados dos anos 2000, Zombie resolveu começar sua carreira cinematográfica, escrevendo e dirigindo filmes de terror de um universo criado por ele.
Suas primeiras experiências de direção de vídeo surgiram da música, pois Zombie dirigia seus próprios videoclipes. Em 2003, ele deu o pontapé inicial em sua carreira cinematográfica, lançando seu primeiro filme. De lá pra cá, Zombie comandou um total de 8 longas-metragens até o momento.
Seu renome no cinema vem de um público mais underground, viciado em filmes B, uma vez que as principais assinaturas do diretor são a psicodelia e a ultraviolência, entregando filmes difíceis de serem encarados por qualquer público.
Para facilitar a busca pelo trabalho de diretor de Zombie, a lista abaixo traz 5 dos melhores filmes sob comando do diretor/músico.
Adaptações e originais: top 5 de Rob Zombie
A forma de Zombie trabalhar é bem específica: o diretor adora filmes com cores saturadas, uma estética mais suja, além de tentar trabalhar sempre com o mesmo cast de atores. Seus filmes também são geralmente voltados para o público adulto.
Porém, em 2022, Zombie fez uma adaptação de The Munsters, o clássico seriado de comédia sobre monstros dos anos 60. Dentre a filmografia, este é o único “filme família” do diretor.
- A Casa dos 1000 Corpos (2003)
Dois casais se encontram presos em um macabro zoológico humano onde um grupo de maníacos coleciona cadáveres assassinados com cortes na garganta ou facadas no peito.
- Rejeitados pelo Diabo (2005)
O xerife John Wydell, totalmente enlouquecido para vingar a morte de seu irmão, decide fazer justiça com as próprias mãos e persegue uma família assassina (Capitão Spaulding, Baby e Otis Firefly) que está foragida com a ajuda de uma dupla de caçadores de cabeças.
- Halloween – O Início (2007)
Adaptação de Zombie do clássico de 1978, o filme mostra a vida de Michael Myers enquanto criança, demonstrando os motivos para sua sede de sangue, e seu desenvolvimento como um serial killer.
- As Senhoras de Salém (2012)
Dentro de uma caixa de madeira se escondem os sons do passado de Salem, que chegam como um presente para atormentar Heidi, uma locutora de rádio.
- 31 (2016)
Cinco pessoas são sequestradas e são mantidas reféns em um lugar secreto para participar de um sangrento jogo. O desafio é sobreviver 12 horas dentro do local, cheio de palhaços assassinos e sanguinários.