5 melhores documentários sobre escândalos de Hollywood

Cercada de curiosidades e polêmicas, Hollywood é o tópico central de inúmeras produções fictícias e documentários. O antro dos filmes norte-americanos é o cenário perfeito para uma série de escândalos e controvérsias ao longo das décadas.

Seja pelo ego ou pelo suposto poder ilimitado de astros, diretores e produtores, muita coisa ruim já aconteceu em Hollywood. Desde pedidos inusitados e desrespeitos até escândalos de abuso sexual e outros crimes, vários documentários registraram algumas destas polêmicas.

Confira abaixo os 5 melhores documentários sobre escândalos de Hollywood, pintando a cena desde o início do século passado.

Documentários sobre escândalos de Hollywood

Making Montgomery Clift 

Astro nas décadas de 1940 e 1950, Montgomery Clift tem sua história contada no documentário Making Montgomery Clift, de 2018. O astro mantinha sua vida em segredo por conta de sua homossexualidade, e seus dilemas o levaram ao declínio de sua carreira, sucumbindo ao álcool e às drogas.

Kid 90

Conhecida pela série Punky Brewster, a atriz Soleil Moon Frye foi uma das maiores estrelas-mirins da década de 1980. Em Kid 90, temos relatos de diversos atores que fizeram sucesso muito jovem, como Leonardo DiCaprio, Mark Wahlberg, Corey Feldman, Brian Austin Green e muitos outros. O foco do documentário é justamente na tragédia que sucede à jovem fama, tendo muitas dessas estrelas falecido por suicídio ou overdose.

Polanski: Procurado e Desejado

Quando falamos de figuras polêmicas em Hollywood, algumas vêm à mente. Harvey Weinstein, Woody Allen, Tom Cruise e muitos outros podem ser citados, mas um que sempre está presente nas discussões é Roman Polanski. O diretor franco-polonês esteve no meio de dois grandes escândalos em um curto período de tempo, como mostra o documentário Polanski: Procurado e Desejado. Sua esposa, Sharon Tate, foi assassinada em 1969 pelo culto de Charles Manson, e, anos depois, foi preso por drogar e abusar sexualmente de uma menina de 13 anos. Ao aceitar um acordo, o cineasta fugiu dos Estados Unidos e nunca retornou desde então.

Trumbo

Outra figura proeminente em Hollywood foi o roteirista Dalton Trumbo. Responsável pelos argumentos de A Princesa e o Plebeu e outros grandes filmes, Trumbo se recusou a depor ao Comitê da Casa de Atividades In-Americanas, sob suspeita de influência de operações comunistas no cinema norte-americano. O roteirista chegou a ser preso e viu sua carreira definhar na década de 1960, mas recebeu novas chances na década seguinte com os diretores Otto Preminger e Stanley Kubrick, como explica o filme documental Trumbo, de 2007.

Untouchable 

Possivelmente o maior escândalo de Hollywood nos últimos vinte anos, o caso de Harvey Weinstein foi retratado no documentário Untouchable, de 2019. Na obra, vemos a carreira e o declínio do produtor de Hollywood, além de entrevistas com as vítimas que acusaram o executivo de abuso sexual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.