5 filmes que definiram os anos 90
Entre sucessos, fracassos, aclamados e odiados, alguns filmes marcam sua geração muito mais do que poderíamos imaginar na época em que eles foram lançados. Confira cinco filmes que definiram os anos 90:
“Jurassic Park” (1993)
O clássico de Steven Spielberg revolucionou a indústria com seus efeitos especiais inovadores – que continuam bons, mesmo 30 anos depois – e ainda criou uma das cenas mais marcantes do cinema: o ataque do Tiranossauro Rex no carro.
Fenômeno comercial, o filme ainda deu origem a uma franquia que pode não ter mantido a qualidade do primeiro filme, mas ainda mostra a força do nome “Jurassic Park” nas bilheterias, com o filme mais recente, “Domínio” (2022), ultrapassando US$ 1 bilhão.
Onde assistir: Prime Video, Netflix, Star+ e Globoplay.
“O Rei Leão” (1994)
Uma das melhores animações da Disney, “O Rei Leão” mistura uma técnica 2D incrível – que provavelmente nunca veremos nas telonas de novo -, músicas maravilhosas e uma história clássica. O filme fez gerações de pais e crianças chorarem com a morte de Mufasa, rirem com Timão e Pumba e cantarem “Hakuna Matata” a plenos pulmões.
Onde assistir: Disney+.
“Titanic” (1997)
A história de amor e tragédia de Rose (Kate Winslet) e Jack (Leonardo DiCaprio) é um dos maiores épicos do cinema, e já virou parte da cultura pop, com várias cenas em outros filmes e séries fazendo referência ao momento em que os protagonistas estão na proa do navio com os braços abertos.
E ainda por cima: mais de 20 anos depois do lançamento, as pessoas continuam discutindo se ele cabia ou não na porta.
Onde assistir: Star+.
“Homens de Preto” (1997)
Depois de “Independence Day” (1996), se alguém ainda tinha dúvidas de que Will Smith era uma grande estrela, esse filme provou de vez que ele é. A mistura de ação, comédia e um buddy cop à la “Máquina Mortífera” (1987) foi um grande sucesso – que as continuações da franquia não conseguiram repetir.
Onde assistir: HBO Max e Paramount+/Apple TV+.
“Matrix” (1999)
O filme das irmãs Wachowski explodiu a cabeça de muita gente que foi ver o filme desavisado na época. Com seus temas filosóficos e provocadores, sua estética cyberpunk e cenas de ação cheias de efeitos inovadores, “Matrix” marcou uma geração – e continua a ser usado nas aulas de filosofia quando vão explicar o mito da Caverna de Platão.
Onde assistir: HBO Max.
Fonte: TV Over Mind.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.