O ano de 2023 já está chegando ao fim e, apesar de todo o alvoroço causado pelas greves de Hollywood, muitas produções ainda conseguiram chegar ao público, tanto estadunidenses quanto de outros países. Com isso, iniciam-se as apostas para uma das premiações mais famosas da 7ª arte: o Oscar.
Por mais que ainda existam outras grandes estreias marcadas para acontecer até o fim de 2023, tais como O Exorcista – O Devoto, Wonka e Aquaman e o Reino Perdido, já é possível listar muitas obras de qualidade que são capazes de representar bem o ano.
Por isso, esta matéria apresenta cinco filmes já lançados (alguns apenas no exterior, até o momento) este ano que já vem conquistando ótimas reações das audiências e possuem altíssimas chances de concorrer ao Oscar em 2024.
Barbie
O filme de Greta Gerwig acumulou mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias ao contar uma história diferente, em que a famosa boneca da Mattel vive uma crise existencial, deixando de ser perfeita para viver na Barbielândia, e decide enfrentar o mundo real.
Vidas Passadas
Marcado para chegar ao Brasil apenas em fevereiro do ano que vem, o filme conquistou 98% de aprovação em sites como o Rotten Tomatoes e conta a história de dois amigos sul-coreanos que se reencontram 20 anos depois e, juntos, precisam encarar sentimentos enterrados e desconhecidos.
Oppenheimer
O épico biográfico de Christopher Nolan acompanha a história de J. Robert Oppenheimer, o físico teórico responsável pelo projeto Manhattan, responsável pelo desenvolvimento de uma das armas mais letais da humanidade: a bomba atômica.
Maestro
Dirigido e estrelado por Bradley Cooper, o filme é um registro cinebiográfico sobre a vida de Leonard Bernstein, maestro, compositor e pianista estadunidense vencedor de vários Grammys, com foco em seu casamento com Felicia Montealegre.
Assassinos da Lua das Flores
O novo filme de Martin Scorsese é inspirado no best-seller homônimo do escritor David Grann e investiga uma série de assassinatos de indígenas em Oklahoma na década de 1920. Esta investigação envolve até mesmo o poderoso J. Edgar Hoover, considerado o primeiro diretor do FBI.
Bônus — Napoleão
É impossível não considerar um dos mais novos trabalhos do diretor Ridley Scott, que marca sua volta a filmes épicos no melhor estilo Gladiador, explorando as origens do comandante militar Napoleão e sua rápida ascensão, como um dos nomes na lista do Oscar 2024.