Nos dias 5 e 12 de novembro, milhões de jovens e estudantes brasileiros estarão prestando o Exame Nacional do Ensino Médio, prova que acontece em todo o país com o intuito de avaliar e qualificar os alunos.
Dessa forma, além de estudar com os livros, é possível adquirir conhecimento para o ENEM com alguns filmes e documentários, especialmente sobre a História do Brasil, desde os tempos de Getúlio Vargas até os anos de chumbo e os acontecimentos políticos recentes.
ENEM: 5 filmes que podem te ajudar na prova
Brasil em Transe (2019)
Lançado em português como Brasil em Transe, What Happened to Brazil é um documentário de três partes elaborado por Kennedy Alencar, jornalista brasileiro especializado em cobertura política. A obra, financiada pela BBC World, narra os acontecimentos políticos do Brasil entre 2013 e 2018 e traz entrevistas com diversas personalidades brasileiras, incluindo quatro ex-presidentes da república. O primeiro episódio (abaixo) leva o título O Sonho Acabou.
Disponível no site da BBC e no Youtube
Marighella (2019)
Esse filme conta a história de Carlos Marighella, ex-deputado federal pela Bahia e cofundador da Ação Libertadora Nacional (ALN) durante a ditadura civil-militar. Ele ficou mundialmente conhecido como o guerrilheiro que coordenava planos e ataques contra o governo e foi declarado inimigo público número
um. Morto em 1969 em uma emboscada do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), apesar de ser representado, ora como vilão, ora como herói, Marighella é considerado uma das principais lideranças de resistência ao regime ditatorial no Brasil
Disponível na Globoplay
O Que é Isso, Companheiro? (1997)
Baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, o filme narra a história do sequestro de Charles Burke Elbrick, em 1969, por um grupo de guerrilheiros brasileiros que agiam contra a ditadura. Gabeira fez parte do grupo e conta o episódio em detalhes, desde o planejamento até a resposta do governo ao ataque. O livro é considerado um dos mais importantes relacionados às memórias do período e frequentemente parece em listas obrigatórias de vestibulares.
Disponível na Amazon Prime
Olga (2004)
O filme é baseado na biografia de Olga Benário, membro da organização Internacional Comunista que foi enviada ao Brasil para auxiliar o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Olga era alemã de origem judaica e, após os eventos da Intentona Comunista, em 1935, foi presa e deportada de volta para a Alemanha. Chegando lá, foi executada em um campo de extermínio a mando da Gestapo. O episódio até hoje é relembrado como um dos momentos em que a política externa brasileira cooperou com o governo nazista.
Disponível no Globoplay (via Just Watch)
Getúlio (2014)
O longa reproduz os últimos dias de vida do então presidente Getúlio Vargas, no ano de 1954. A trama foca especialmente o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, principal opositor do governo Vargas, e o movimento político dentro da Câmaras dos Deputados e do Senado brasileiro. O suicídio de Vargas marca o final de uma era na política brasileira e traz consigo questões relacionadas à interferência externa na política brasileira.
Disponível na Netflix e para alugar no Youtube, Google Play e na Apple TV