Oppenheimer já está nos cinemas brasileiros e é um dos grandes sucessos de 2023. Com uma estreia superior ao prevista nas bilheterias e com a crítica completamente rendida, o longa conta a história de J. Robert Oppenheimer, amplamente relembrado como o “pai da bomba atômica”.
O físico norte-americano é retratado em Oppenheimer desde sua juventude, estudando na Europa, até o momento em que consegue construir a arma mais letal já utilizada pelo homem e precisa lidar com as consequências. O elenco é liderado por Cillian Murphy, possível candidato ao Oscar de Melhor Ator na próxima premiação.
Emily Blunt, Robert Downey Jr., Matt Damon, Josh Hartnett, Benny Safdie e Florence Pugh também interpretam figuras bastante conhecidas da história, enquanto o elenco segue com outras estrelas, como Rami Malek e Jack Quaid. Confira abaixo cinco filmes para entender melhor Oppenheimer ou dar continuidade à sua “sessão bomba atômica”.
Oppenheimer: filmes para entender ou entrar no clima
O Início do Fim
Possivelmente o maior filme sobre o Projeto Manhattan antes de Oppenheimer, essa obra de 1989 foi dirigida por Roland Joffé e conta a história de como Leslie Groves conseguiu recrutar J. Robert Oppenheimer para seu projeto de construção da bomba atômica. O Início do Fim conta com Paul Newman no papel principal, além de Dwight Schultz, John Cusack, Laura Dern e John C. McGinley.
O Matemático
Assim como Oppenheimer mostra a história de um cientista tendo que reagir frente aos avanços nazistas, O Matemático conta a perspectiva de outro intelectual das exatas. O matemático polonês Stan Ulam se refugia nos Estados Unidos durante a década de 1930 e auxilia na construção da bomba para desocupar seu país pelos nazistas.
The Day After Trinity
Um dos documentários mais impactantes da década de 1980, The Day After Trinity foi feito diretamente para a televisão e contou com o relato de diversos cientistas envolvidos no Projeto Manhattan, como o próprio J. Robert Oppenheimer.
O Fim ou o Princípio
Logo após o lançamento de Little Boy e Fat Man, as duas bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki, Norman Taurog desenvolveu O Fim ou o Princípio. Trata-se do primeiro filme a retratar o evento, sendo lançado em 1947. Embora haja imprecisão histórica – devido ao sigilo de informações à época -, o longa é bastante celebrado pela sua visão atual pós-guerra.
Clarão/Chuva Negra – A Destruição de Hiroshima e Nagasaki
Por último, outro documentário é Clarão/Chuva Negra – A Destruição de Hiroshima e Nagasaki, cujo escopo engloba os efeitos da bomba ao ser utilizada no Japão. Lançado pela HBO em 2007, o filme conta com mais de 100 entrevistas realizadas com sobreviventes do bombardeio.