Muito mais do que apenas uma música tocando ao fundo de uma cena, as trilhas sonoras são peças fundamentais de filmes. Seja para ambientar um momento ou criar um grande marco dentro do roteiro, as trilhas podem se tornar imortais com suas produções.
Dessa forma, abaixo iremos destacar cinco filmes cujas trilhas sonoras são inesquecíveis, tornando-se grandes marcos na história da música e do cinema. Confira!
Filmes com trilhas sonoras inesquecíveis
Guardiões da Galáxia Vol. 1
A Marvel não é necessariamente sinônimo de trilha sonora. No entanto, Guardiões da Galáxia fez questão de mudar isso em 2014. Recheado de canções estilosas, o filme foi embalado por sucessos esquecidos e memoráveis, como I Want You Back, Escape (The Piña Colada Song), Come and Get Your Love e Oh-oh Child.
Dirty Dancing
Talvez a trilha sonora predileta de seus pais, Dirty Dancing tem a canção original mais icônica da história do cinema com (I’ve Had) The Time of My Life – ok, é preciso admitir que My Heart Will Go On está no mesmo nível. Liderado por Patrick Swayze e Jennifer Grey, o filme se tornou um marco da década de 80, sendo sua trilha sonora um dos discos mais vendidos de todos os tempos.
La La Land
Desde o lançamento de Whiplash, era possível enxergar o esmero de Damien Chazelle com sua trilha sonora e com o conceito de música como um todo. No entanto, essa questão é ainda mais elevada com La La Land, obra lançada em 2017 e que abraça de vez seu lado musical.
Com direito a flash mob, coreografia, jazz e duetos, o filme venceu o Oscar de Melhor Canção Original por City of Stars e Melhor Trilha Sonora – embora não tenha levado o prêmio de Melhor Filme.
Pulp Fiction
Se estamos falando de estilo, precisamos citar Pulp Fiction. O clássico que levou Tarantino à conquista da Palma de Ouro em Cannes mudou o cinema norte-americano na década de 90 e teve como trilha sonora alguns clássicos completamente ressignificados para a produção.
Além de Girl, You’ll Be a Woman Soon, Son of a Preacher Man e Let’s Stay Together, sua cena mais icônica talvez seja com You Never Can Tell, de Chuck Berry.
Quase Famosos
Por último, nada melhor para honrar os clássicos da década de 70 do que Quase Famosos. O filme de Cameron Crowe conta o início de um jornalista acompanhando grandes nomes da música norte-americana, como Black Sabbath, Allman Brothers Band, Led Zeppelin, Lynyrd Skynyrd e muitos outros.