Competindo com “Barbie” como o filme mais esperado do ano, “Oppenheimer” chegou aos cinemas brasileiros no dia 20 de julho, e fugindo da ficção, o longa-metragem entrega uma narrativa baseada em fatos reais que impactaram o mundo no fim da Segunda Guerra Mundial.
O filme é estrelado por Cillian Murphy (Peaky Blinders), no papel do cientista norte-americano Robert J. Oppenheimer, que foi responsável pelo desenvolvimento da bomba atômica. O filme é dirigido por Christopher Nolan, a mente por trás de enormes sucessos como “Tenet”, “Interestelar”, “A Origem” e “Batman: O Cavaleiro das Trevas”
5 Curiosidades sobre Oppenheimer que talvez não saiba
- A ideia veio de Robert Pattinson
Colega de Nolan desde a produção de Tenet, Robert Pattinson (Crepúsculo) deu um livro sobre a vida do cientista ao diretor na festa de despedida do longa em que eles trabalharam juntos.
- A escolha de paleta de cores é deliberada
A gravação em preto e branco pode ser apenas um detalhe. Mas Nolan usou a técnica para separar a narrativa visualmente entre a visão subjetiva do cientista, colorida e a verdade objetiva, preto e branco.
- Oppenheimer fez história ao estrear em IMAX
Ok, isso não é totalmente verdade. Muitos filmes vieram antes de Oppenheimer filmados em IMAX, mesmo com a tecnologia sendo recente. Mas Oppenheimer é o primeiro filme gravado em IMAX em preto e branco.
- Oppenheimer superou as expectativas de duração
Christopher Nolan não é daqueles diretores que fazem filmes curtos. Ele gosta de explicar bem suas histórias, e isso pode desencadear filmes longos. Oppenheimer, no entanto, bateu o recorde do diretor com 3 horas e 1 minuto de duração.
- Robert J. Oppenheimer assustou Cillian Murphy
O ator irlandês não é nenhum estranho á papéis complexos, sendo seu mais famoso Tommy Shelby em Peaky Blinders, mas assumir a identidade de Oppenheimer se mostrou um desafio que o ator descreveu como uma experiência que o deixou “nervoso e inseguro”.