5 categorias que não existem mais no Oscar

Quase um século atrás, o ator Douglas Fairbanks, de A Máscara do Zorro e Robin Hood, fundou a The Motion Picture Academy e apresentou o primeiro Academy Awards, em 1929. 94 anos no futuro, a premiação tornou-se o maior evento anual de Cinema e é, hoje, a cerimônia de premiação mais antiga do mundo do entretenimento.

Em suas primeiras edições, porém, o Oscar era algo muito diferente. Mais curto, celebrado em um simples jantar, a premiação possuía menos categorias. Além disso, algumas destas foram sendo eliminadas com o tempo, abrindo espaço para uma nova gama de indicações que temos hoje.

Confira abaixo cinco categorias que deixaram de existir no Oscar

Categorias que não existem mais no Oscar

  • Melhor Título

A 12ª categoria do 1º Prêmio Oscar era a de Melhor Título. Tratava-se da caligrafia utilizada na abertura e no final de um longa. Embora possa parecer algo completamente defasado nos dias de hoje, havia, sim, relevância para a premiação em 1929.

A categoria de Melhor Título, no entanto, foi excluída da competição logo em sua segunda edição, tendo, assim, um único vencedor. Joseph Farnham, sem nenhum filme específico, levou a única estatueta da história da categoria.

  • Melhor Qualidade Artística de Produção

Outra categoria que foi excluída com a chegada da década de 30 foi a de Melhor Qualidade Artística de Produção. Originalmente, o nome da categoria é Best Unique and Artistic Picture, sendo considerada uma redundância do principal prêmio da noite, Melhor Filme.

Assim, a Academia optou por diluir a categoria dentro da principal, uma vez que “qualidade artística de produção” era um atributo analisado em Melhor Filme. O único filme a levar a estatueta de Melhor Qualidade Artística de Produção foi Aurora, de F. W. Murnau.

  • Melhor Diretor Assistente

Em 1933, foi inaugurada a categoria de Melhor Diretor Assistente para o 6º Oscar. Com 18 indicados, a categoria teve sete vencedores. A partir de sua segunda edição, a categoria passou a ser destinada a trabalhos específicos de cada diretor assistente e acabou sendo encerrada em 1937, ano em que Robert Webb ganhou por In Old Chicago.

  • Melhor Diretor (Comédia)/Melhor Diretor (Drama)

Outro novidade que durou apenas a primeira cerimônia de premiações do Oscar foi a divisão dos prêmios de Melhor Diretor nas categorias de Comédia e Drama. Em 1929, Lewis Milestone ganhou pela comédia Two Arabian Knights, enquanto Frank Borzage ganhou pelo drama 7th Heaven.

Logo em sua segunda edição, a Academia optou por encerrar a distinção, englobando todos os gêneros na categoria única de Melhor Diretor.

  • Melhor Direção de Dança

Na década de 30, com a ascensão do gênero musical, a Academia decidiu implementar uma nova categoria de direção, destinada exclusivamente para as coreografias de dança. A categoria de Melhor Direção de Dança durou apenas três anos, nas edições de 1935, 1936 e 1937.

Dave Gould, por Broadway Melody of 1936 e Folies Bergère de Paris, Seymour Felix, por The Great Ziegfeld, e Hermes Pan, por A Damsel in Distress, são os únicos vencedores da história do prêmio.

1 comentário
  1. Avatar de Wilker
    Wilker Diz

    Faltou uma das categorias q foi diluída mais recente. Trilha sonora. Se não me engano até 1999 existia duas categorias pra trilha sonora. Trilha sonora original e trilha sonora adaptada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.