4 fatos para saber antes de assistir Oppenheimer

Oppenheimer estreia hoje nos cinemas de todo o Brasil, sendo considerada uma das produções mais esperadas do ano. A trama que conta a história do físico teórico Julius Robert Oppenheimer, possui alguns fatos sobre o personagem central que você precisa saber antes de assistir.

4 fatos sobre J. Robert Oppenheimer

1. Primeira pessoa a propor a existência do Buraco Negro

O físico foi o primeiro a propor a existência de buracos negros no Universo. Apaixonado pelas curiosidades intelectuais, o fato ajudou Oppenheimer a fazer descobertas científicas marcantes. A previsão sobre o buraco negro aconteceu em 1939, quando co-escreveu o artigo “”On Continued Gravitational Contraction”.

2. Relacionamento com Albert Einstein

Albert Einstein e Julius Robert Oppenheimer tiveram uma relação próxima, apesar de se iniciar nos momentos finais da vida do renomado cientista alemão. Ambos se cruzaram a primeira vez durante estudos de pós-graduação de Oppenheimer na Universidade de Göttingen, na década de 1920. Durante essa época, eles tinham pensamentos em comum, como por exemplo o desarmamento nuclear, considerado um perigo para eles.

3. Assombrado pelo dilema ético e moral

Oppenheimer ficou assombrado pelo dilema ético e moral quando viu de perto o poder destrutivo e a monstruosidade das armas nucleares. Ele acabou sentindo o peso na consciência e da responsabilidade e culpa social de ter ajudado a liberar todo esse poder que destruiu milhões de vidas. Tudo isso fez com que o físico escrevesse uma carta ao Secretário de Guerra Henry Stimson, defendendo veementemente a proibição das armas nucleares.

4. Nomeado 3 vezes para o Prêmio Nobel

Com toda a sua dedicação a física desde jovem, J. Robert Oppenheimer foi nomeado para o Prêmio Nobel da Física três vezes. Conhecido como o pai da bomba atômica, ele foi indicada a premiação nos anos de 1945, 1951 e 1967, porém foi iludido pela organização. Ele nunca foi vencedor, mas os seus colegas com quem trabalhou no Projeto Manhattan foram agraciados com o prêmio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.