Vinte anos atrás, seria difícil imaginar que super-heróis e demais obras oriundas de histórias em quadrinho seriam os responsáveis por lotar cinemas com públicos de todas as idades. O início do século viu diversas tentativas com, no máximo, um sucesso moderado, como Quarteto Fantástico, X-Men, Superman: O Retorno e outras obras do tipo.
Contudo, há alguns sucessos a serem comemorados. Sam Raimi conseguiu encantar a crítica com Homem-Aranha, assim como Christopher Nolan com O Cavaleiro das Trevas. Porém, nem mesmo as abordagens artísticas ou as bilheterias bilionárias foram suficientes para seduzir alguns diretores.
Diretores que se recusaram a fazer filmes de super-heróis
Martin Scorsese
Talvez o caso mais forte – e esperado – dessa lista, Martin Scorsese não gosta de filmes de super-heróis. Para ele, os produtos oriundos de estúdios como a Marvel e a DC não se tratam de cinema.
E,m uma entrevista à Empire, um dos diretores mais consagrados da história revelou que não assiste a filmes do gênero. “Eu tentei, sabe? Mas isso não é cinema. Honestamente, o mais perto que eu consigo pensar deles, por mais bem feitos que sejam, com atores fazendo o seu melhor dadas as circunstâncias, é em parques temáticos”, desabafou o cineasta.
Segundo Scorsese, filmes de super-heróis são fabricados. “Não é cinema de seres humanos tentando mostrar experiências emocionais e psicológicas para outro ser humano”, declarou, gerando grande controvérsia.
Ben Affleck
Embora tenha interpretado Batman e Demolidor no passado, Ben Affleck revelou que sua experiência no set de Liga da Justiça deixou um gosto terrível em sua boca, fazendo com que nunca mais tenha vontade de participar de um longa de super-heróis.
“Na realidade, eu não estava feliz. Não gostava de estar lá. Não achava que era interessante”, disse o ator a seu amigo de longa-data, Matt Damon, em uma entrevista ao Enterteinment Weekly.
Ridley Scott
Depois de se aventurar por praticamente todos os gêneros possíveis, Ridley Scott revelou que negou diversas propostas da Marvel e da DC para participar de seus projetos. O diretor revelou que não tem interesse na ausência de realidade imbuída nas situações dos filmes de super-heróis.
Em entrevista ao DigitalSpy, Scott afirmou que já fez seu longa de heróis. “Eu fiz esse tipo de filme. Blade Runner é uma história em quadrinho, se você pensar a respeito, trata-se de uma história obscura contada em um mundo irreal. Você quase conseguiria colocar o Batman ou o Superman nesse mundo, nessa atmosfera, exceto que eu teria uma ótima história, oposto a história nenhuma!”
Fernando Meirelles
Fechando a lista está Fernando Meirelles. O cineasta brasileiro foi um simpatizante de Scorsese e revelou que não costuma assistir filmes de super-heróis, embora não os ache totalmente ruins.
“Eu não consigo engajar com a história, fico com sono. Às vezes vou ao cinema assistir esses filmes e, meia hora depois, estou com sono. É um pouco opressivo. Não me interessam nem um pouco”, disse Meirelles em entrevista ao The Hollywood Reporter.