Triângulo da Tristeza é um filme de 2022 que traz em sua história uma sátira ácida, escrito e dirigido por Ruben Östlund, seu primeiro filme inteiramente em língua inglesa. O longa estreou no Festival de Cannes de 2022, recebendo aplausos de pé por oito minutos além de ser o vencedor do principal prêmio do festival, a Palma de Ouro.
Com um roteiro interpretativo e repleto de reflexos da realidade e críticas sociais, o filme reúne algumas curiosidades dentro e fora da trama. Algumas delas, muito tristes, enquanto outras são mais inusitadas.
- O filme foi anunciado em 2017
Triângulo da Tristeza foi anunciado pelo diretor Ruben Östlund em junho de 2017, após seu filme, The Square ter vencido o Palmo de Ouro no 70º Festival de Cinema de Cannes no mês anterior. Apesar disso, o filme só veio a ser lançado apenas em 2022.
- A crítica ao poder
Segundo Östlund, Triângulo da Tristeza se trata de uma sátira “selvagem” contra o mundo da moda e os super-ricos, com “aparência como capital” e “beleza como moeda” como temas subjacentes. E o diretor não mede esforços para reforçar a mediocridade dos personagens.
- Último filme de Charlbi Dean
A atriz Charlbi Dean, que interpretou a personagem Yaya, uma das personagens principais, faleceu aos 32 anos, no dia 29 de agosto de 2022. Dean faleceu em decorrência de uma sépis bacteriana provocada por um traumatismo no torso, após um acidente de viação em 2009. Este portanto foi o último papel da atriz, que também brilhou na série Raio Negro, entre outras produções.
- Origem do nome do filme
O título em inglês do filme, Triangle of Sadness, refere-se a um termo usado por cirurgiões plásticos para a ruga de preocupação que se forma entre as sobrancelhas, que pode ser corrigida com botox em 15 minutos.
Soberba à bordo: trama e elenco de Triângulo da Tristeza
No filme, acompanhamos o casal Carl e Yaya, um casal de modelos que é convidado para um cruzeiro de luxo, que conta com uma lista de passageiros super-ricos. Além deles, a tripulação e seu capitão, um alcoólatra marxista, também estão na viagem.
O que a princípio parecia uma viagem perfeita termina catastroficamente, deixando os sobreviventes presos em uma ilha deserta e lutando pela sobrevivência. Com isso, velhas hierarquias são viradas de cabeça para baixo, já que entre os sobreviventes, a faxineira é a única que sabe pescar.
Além de Charlbi Dean no papel de Yaya, o elenco do filme conta com nomes de peso. Entre eles:
- Harris Dickinson como Carl
- Woody Harrelson como Thomas Smith, o capitão
- Dolly de Leon como Abigail
- Zlatko Burić como Dimitry
- Iris Berben como Therese
- Vicki Berlin como Paula
- Henrik Dorsin como Jarmo
- Jean-Christophe Folly como Nelson
- Amanda Walker como Clementine
- Oliver Ford Davies como Winston
A data de estreia do filme no Brasil está marcada para dia 16 de fevereiro deste ano, diretamente nos cinemas. Assista ao trailer.