A série de comédia brasileira “Sai de Baixo” foi um grande sucesso durante seu período na televisão. Exibida entre 1996 e 2002 pela Rede Globo, a sitcom animou o fim de domingo de muitas famílias brasileiras.
Ao todo, foram oito temporadas com 241 episódios, gravados no teatro paulistano Procópio Ferreira. Com um humor ácido, o elenco foi formado por Miguel Falabella, Aracy Balabanian, Luis Gustavo e Marisa Orth, Tom Cavalcante, Cláudia Jimenez, Márcia Cabrita, Luiz Carlos Tourinho e Cláudia Rodrigues.
Em 2013, parte do elenco se reuniu novamente para gravar quatro novos episódios em comemoração aos 3 anos do canal Viva. Anos depois, em 2018, mais uma vez se reuniram e gravaram o filme, que foi lançado em 2019.
Contudo, nesse percurso, alguns atores faleceram vítimas de doenças e ficaram eternizados por seus papéis.
Aracy Balabanian – Cassandra
A perda mais recente do elenco foi da atriz Aracy Balabanian, que faleceu nesta segunda-feira (7), aos 83 anos. Eternizada por seu papel como Cassandra em “Sai de Baixo”, Aracy estava lutando contra um câncer no pulmão desde o ano passado. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Apesar da doença, a causa da morte de Aracy não foi revelada pelo hospital.
Cláudia Jimenez – Edileuza
Atriz, humorista, dubladora e roteirista, Cláudia interpretou Edileuza em Sai de Baixo, a primeira empregada a trabalhar na casa de Vavá, no Largo do Arouche. Ela faleceu no dia 20 de agosto de 2022, aos 63 anos, por insuficiência cardíaca.
Luis Gustavo – Vavá
Patriarca da família Sai de Baixo, Luiz Gonzaga viveu Vavá, síndico do prédio e dono do famoso apartamento do Largo do Arouche. Faleceu em setembro de 2021, aos 87 anos. O ator foi vítima de um câncer no intestino e tratava da doença desde 2018.
Márcia Cabrita – Neide
Após a saída de Claudia Jimenez, foi a vez da Márcia dar vida à nova empregada da casa. Sua participação foi muito aclamada pelo público. A atriz faleceu em 2017, aos 53 anos, depois de descobrir um câncer no ovário, em 2010, passando por anos de tratamento.
Luiz Carlos Tourinho – Ataíde
O ator chegou na série no começo dos anos 2000 e substituiu Ribamar, interpretado por Tom Cavalcanti. Com o personagem Ataíde, conquistou o público. O ator morreu aos 43 anos, em 2008, depois de sofrer um aneurisma cerebral.