Um dos principais nomes de Hollywood hoje é Greta Gerwig. A atriz assumiu novas funções atrás das câmeras e foi indicada ao Oscar duas vezes com seus últimos longas. A jornada de sucesso deve continuar com a chegada do muito aguardado Barbie, cujo trailer estreou nesta terça-feira.
Em preparação para o longa da boneca mais famosa do mundo, separamos três grandes obras da carreira de Gerwig, seja na frente ou atrás das câmeras.
3 melhores filmes de Greta Gerwig
Frances Ha
Começando pelo filme que levou a atriz a um novo patamar, Frances Ha estreou em 2012 e conta não apenas com o protagonismo de Gerwig como, também, seu roteiro. O longa é dirigido por Noah Baumbach, marido de Greta Gerwig.
A cineasta interpreta Frances Halladay, uma dançarina de 27 anos que tem dificuldades de se manter em Nova York. Questionando sua profissão e o local em que reside, Frances tem ciúme de sua melhor amiga Sophie, que parece estar crescendo na vida.
Lady Bird
Se Frances Ha colocou, de fato, Greta Gerwig no mapa, Lady Bird mostrou sua força totalmente. Dirigido e roteirizado pela cineasta, o filme segue a história de Christine McPherson, uma jovem que estuda em uma escola católica e sonha em ir para uma universidade de prestígio.
Lady Bird mostra o retrato de uma família com dificuldades financeiras e as consequências na ambição de uma pessoa nesta situação. O longa é estrelado por Saorise Ronan, Laurie Metcalf, Tracy Letts, Lucas Hedges e Timothée Chalamet.
Lady Bird foi indicado a cinco prêmios Oscar: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Diretora.
Adoráveis Mulheres
Reunindo-se com Saoirse Ronan, Greta Gerwig lançou Adoráveis Mulheres, em 2019. A adaptação do clássico conta a história das irmãs Meg, Jo, Beth e Amy March na cidade de Concord, Massachusetts, no século 19.
Adoráveis Mulheres conta com Florence Pugh, Emma Watson, Eliza Scanlen, Laura Dern, Timothée Chalamet, Meryl Streep, Tracy Letts, Bob Odenkirk, James Norton, Louis Garrel e Chris Cooper no elenco, além, claro de Saoirse Ronan.
Desta vez, a produção de Gerwig teve seis indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora e Melhor Figurino, tendo vencido na última categoria.