Em 2001, o cineasta Peter Jackson levou pela primeira vez aos cinemas uma adaptação do gigantesco universo do escritor J.R.R. Tolkien, fazendo com que os fãs da história original e o público geral pudessem se aprofundar visualmente em cada milímetro da Terra Média em A Sociedade do Anel, o primeiro filme da franquia O Senhor dos Anéis.
Com o tremendo sucesso do primeiro filme, nos anos seguintes, o filme ganhou mais duas continuações, sendo elas As Duas Torres e O Retorno do Rei, lançados respectivamente em 2002 e 2003, e adaptando os livros publicados entre 1954 e 1955. E mais uma vez, a franquia manteve seu status.
Anos depois, o universo de Tolkien foi revisitado através de O Hobbit, que também se tornou uma trilogia, sendo lançado a partir de 2012. Mas apesar de ser uma nova história, que foi concluída em 2014, vale destacar que o livro foi escrito em 1937, e é uma obra única que se passa antes de O Senhor dos Anéis.
Em 2022, a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder foi lançada, explorando a Terra-Média ainda mais à fundo. Mesmo com controvérsias, ainda assim a produção tem seu valor, sendo ambientada em um período conhecido como a Segunda Era da Terra-Média, passando-se antes de tudo.
Deste modo, a ordem correta para assistir às produções de O Senhor dos Anéis seria a seguinte:
- O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (série – 2022)
- O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)
- O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)
- O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)
- O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
- O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)
- O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
Para quem deseja acompanhar a saga pelos livros, a história é organizada da seguinte forma:
- O Silmarillion (1977)
- Os Filhos de Húrin (2007)
- Beren e Lúthien (2017)
- A Queda de Gondolin (2018)
- Contos Inacabados (1980)
- O Hobbit (1937)
- O Senhor dos Anéis- A Sociedade do Anel (1954)
- As Duas Torres (1954)
- O Retorno do Rei (1955)
“O Senhor dos Anéis: A Caçada a Gollum”: onde se encaixa o novo filme?
Agendado para 2026, um novo filme da franquia O Senhor dos Anéis será dirigido por Andy Serkis, e possivelmente terá sua história centrada na criatura do título, interpretada por Serkis nos filmes anteriores. Peter Jackson assume a produção do longa junto de Fran Walsh e Philippa Boyens.
Nenhum detalhe oficial da trama foi revelado, o que torna difícil de presumir onde o filme se encaixa cronologicamente. Contudo, o CEO da Warner, David Zaslav, A Caçada a Gollum deve abordar “histórias a serem contadas” do universo de Tolkien.
Ou seja, considerando as dimensões do universo criado pelo escritor, existem diversas possibilidades para onde a história pode caminhar. O roteiro está sendo desenvolvido por Walsh e Boyens junto de Phoebe Gittins e Arty Papageorgiou.