2 filmes foram gravados dentro da Disney sem autorização
Apesar de ser um dos parques de diversão mais famosos do mundo, o Walt Disney World é um local estritamente proibido para servir como locação de filmes, exceto para as próprias produções da Disney. Por isso, muitos cineastas optam por escolher outros parques como cenário para suas histórias.
Contudo, existem dois filmes que desafiaram a Disney, e decidiram incorporar o “Lugar Mais Feliz do Mundo” em sua trama, mesmo sem a permissão da empresa. Para isso, ambas as produções realizaram filmagens secretamente no parque da Flórida, resgatando o “cinema de guerrilha”.
Por incrível que pareça, a Disney nunca entrou com nenhuma ação legal contra nenhum dos filmes ou seus realizadores, o que acabou atraindo ainda mais atenção para o projeto. Ainda mais levando em conta que os dois justapõem intencionalmente a imagem impecável dos parques da empresa.
Projeto Flórida
Onde assistir: Max
A pequena Moonee se diverte com seu vizinho, Scooty, e faz novas amizades nas redondezas dos parques da Disney. Ela vive junto de sua mãe em uma hospedaria de beira de estrada da Flórida, onde enfrentam uma batalha diária com poucos recursos, mas contam com a ajuda de Bobby, o gerente.
Dirigido e coescrito por Sean Baker, ganhador do Oscar por Anora, o elenco do filme conta com nomes como Brooklynn Prince, Bria Vinaite, Christopher Rivera, Mela Murder, Caleb Landry Jones, Tsou Shih-Ching, Macon Blair, Sandy Kane, Willem Dafoe, entre outros.
Fugindo do Amanhã
Onde assistir: indisponível no Brasil
Depois de receber uma ligação de seu chefe durante as férias com a família no Walt Disney World, Jim White decide esconder a notícia de sua esposa e filhos para não estragar a diversão. Mas aos poucos, sua sanidade começa a se deteriorar e ele começa a ter visões perturbadoras.
Por ser um filme independente, sendo este o primeiro projeto de Randy Moore, o elenco do filme é menos conhecido, e conta com nomes como Roy Abramsohn, Elena Schuber, Katelynn Rodriguez, Jack Dalton, Danielle Safady, Annet Mahendru, entre outros.