2 filmes e 1 série que admitiram o uso de Inteligência Artificial

Dentre as pautas reclamadas nas recentes greves de Hollywood, que paralisaram totalmente a indústria nos Estados Unidos em 2023, o uso de Inteligência Artificial em filmes e séries foi um dos mais críticos, sendo visto como um recurso danoso por poder até mesmo gerar desemprego no setor.

Concebidas originalmente como um “melhorador” de experiências, com o tempo as IAs tomaram rumos que preocuparam os trabalhadores, sendo capazes de gerar artes do zero, criar textos, substituir rostos quase perfeitamente, e até mesmo alterar vozes, e isso inflamou os protestos.

Mas mesmo com seu uso sendo considerado como condenável após as greves, algumas produções recentes acabaram utilizando estas ferramentas durante seu desenvolvimento. E embora não tenha sido de forma tão nociva, ainda assim estas 3 produções enfrentaram duras críticas.

Guerra Civil

Até então considerado como um dos melhores filmes de 2024, Guerra Civil de Alex Garland se tornou alvo de polêmicas após admitir o uso de IA para criar alguns cartazes de divulgação que refletiam a premissa do filme, mostrando cenários devastados, o que gerou uma chuva de críticas à obra. Apesar da polêmica, a A24, que distribuiu o filme, não se manifestou sobre o assunto.


Tarde da Noite com o Diabo

Um dos mais notáveis filmes de terror lançados este ano, infelizmente Tarde da Noite com o Diabo também enfrentou a controvérsia do uso de IA nas artes de comerciais que aparecem ao longo do filme, que simula a transmissão de um programa de televisão de 1977. Os diretores do projeto admitiram o uso da ferramenta, mas destacaram que ele foi feito em conjunto da equipe de design.

image 55


Invasão Secreta

Na abertura da série do Disney+ focada em Nick Fury, fica nítido o uso de IA nas criaturas humanóides que aparecem durante os créditos iniciais. Contudo, não só o trabalho ficou bem realizado, como ainda combinou com a temática da série, e a Disney admitiu abertamente ter utilizado IA.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.