“2 Filhos de Francisco” é um dos filmes de biografia mais emocionante do cinema brasileiro, principalmente por trazer a história da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano. Na produção, acompanhamos o crescimento dos dois cantores e de como saíram do nada para conquistar o coração de milhares de brasileiros com suas canções românticas.
Lançado em 2005, o filme foi dirigido por Breno Silveira e contou no elenco com Ângelo Antônio, Dira Paes, Marcio Kieling, Thiago Mendonça, Paloma Duarte, Dáblio Moreira e Marcos Henrique, entre outros atores. Na época, a produção foi sucesso e recebeu dez indicações ao Grande Prêmio Brasileiro de Cinema, vencendo quatro delas: melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante e melhor som.
Em 2017, a produção ganhou uma adaptação de peça teatral musical, que também teve a direção de Breno Silveira e foi protagonizada por Beto Sargentelli como Zezé Di Camargo e Bruno Fraga como Luciano.
Verdadeira história de 2 Filhos de Francisco
Na trama, acompanhamos Francisco Camargo, um lavrador que morava com a mulher e os nove filhos em Pirenópolis, Goiás. O pai da dupla sertaneja foi o principal fator para eles seguirem na carreira musical, pois ele tinha o sonho de fazer os filhos conquistarem esse espaço.
Na época, eles viviam em uma situação complicada financeiramente, onde até a comida chegou a faltar. Porém, Francisco jamais desistiu do sonho e não mediu esforços para investir o que tinha e o que não tinha para os filhos participarem de eventos religiosos e concursos musicais.
A família passou por altos e baixos, mas, no final, o sonho de Francisco foi realizado, pois Zezé Di Camargo & Luciano cresceram e começaram a ganhar espaço nas rádios. Assim, a dupla foi conquistando cada vez mais fama e hoje é uma das maiores na música sertaneja do Brasil.