Em 2005, chegou aos cinemas nacionais o filme “2 Filhos de Francisco”, um drama biográfico e musical, sobre a trajetória da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano. Dirigido por Breno Silveira, acompanhamos na produção como os irmãos superaram a pobreza e conseguiram se tornar referência na música brasileira.
No filme, conhecemos Francisco Camargo, um homem simples que trabalhava como lavrador de Pirenópolis, no interior de Goiás, que vivia seus dias tendo um único sonho: transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Para isso, ele investiu como pode e incentivou os meninos a tocarem em diversos lugares, como festas na vila. Conforme foram crescendo, a situação financeira foi piorando e os dois perceberam que tinham que ajudar em casa e começaram a tocar em rodoviárias. No local, eles conhecem um empresário que muda o destino deles, apesar das coisas não saírem como eles estavam planejando.
Qual era o nome original da dupla?
Inicialmente, a dupla era formada por Mirosmar (Zezé Di Camargo) e Emival, que juntos, foram construindo a carreira no mundo musical. Depois que o empresário os encontrou, acreditou no potencial da dupla, investindo em suas carreiras. Mas, tudo mudou quando um acidente automobilístico encerra prematuramente a carreira da dupla, com o falecimento de Emival.
Arrasado, Mirosmar passou acreditar que este seria o fim da sua carreira artística, mas decide voltar a cantar usando o novo nome: Zezé di Camargo. Tentando seguir sozinho, ele grava um disco, mas não atinge o sucesso esperado. As coisas começam a melhorar quando ele decide se juntar ao irmão Welson, que passa a usar o nome artístico de Luciano e os dois formam uma dupla implacável. Juntos, eles começam a fazer sucesso e mudam de uma vez por todas a situação de suas famílias, alcançando a fama que tanto sonhavam.