Em 2005, “2 Filhos de Francisco” chegou aos cinemas brasileiros e comoveu o público com a história real da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano. No filme, pudemos acompanhar a trajetória dos cantores, que saíram da pobreza e conquistaram milhares de fãs pelo Brasil.
Na trama, acompanhamos Francisco Camargo (1937–2020), pai e o maior incentivador da carreira musical da dupla, que foi interpretado pelo ator Ângelo Antônio. Lavrador do interior de Goiás, ele foi o idealizador dos filhos, fazendo com que eles acreditassem que era possível sair da realidade que viviam para o estrelato.
Além de Ângelo, o filme também contou no elenco com Dira Paes, Marcio Kieling, Thiago Mendonça, Paloma Duarte, Dáblio Moreira e Marcos Henrique.
Dirigida por Breno Silveira, a produção foi muito bem recebida pelo público, recebendo dez indicações ao Grande Prêmio Brasileiro de Cinema, vencendo quatro delas: melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante e melhor som.
Conheça a história real de Zezé Di Camargo & Luciano
Francisco Camargo era um homem simples, que vivia com sua mulher e seus nove filhos em Pirenópolis, Goiás. Sem dinheiro e instruções, muitas vezes eles não tinham o que comer, mas algo em Francisco era mais forte que tudo isso: o sonho de os filhos se tornarem cantores.
Ele não media esforços para transformar dois de seus filhos em uma dupla sertaneja, e, mesmo com tão pouco, ele tentava fazer eles ensaiarem para se familiarizar com o mundo musical. Assim, ele fez os meninos participarem de festas religiosas e concursos de caças talentos.
Mesmo com tantas dificuldades, a dupla sertaneja conseguiu conquistar espaço na música: Mirosmar se tornou Zezé di Camargo e o irmão, Welson, se tornou Luciano, consagrando-se como umas das duplas mais famosas do gênero nacional.