Existem produções que são criadas com o intuito de se tornarem grandes franquias, seja por conta de sua inspiração (livros, quadrinhos, linhas de brinquedo, etc.) ou pelas diferentes possibilidades de se continuar sua história. Porém, existe ainda uma terceira opção, que geralmente é um tiro no escuro.
Este é o caso de franquias que surgem por conta do sucesso do filme original, oferecendo assim uma oportunidade de desenvolver uma nova história dentro de um universo já consolidado. E isso aconteceu recentemente com o filme O Poço 2, que foi lançado recentemente na Netflix.
Em entrevista ao Sensacine Espanha, o diretor Galder Gaztelu-Urrutia, responsável pelos dois filmes, revelou que originalmente, não tinha planos de produzir uma sequência. “Não é segredo que não iria ter continuidade”, relatou o cineasta.
Contudo, ele explicou que se inspirou em questionamentos sobre o enredo do primeiro filme, lançado em 2019, para criar a sequência. “Cada um de nós começou a lançar as suas ideias porque acreditávamos que, pelas questões que nos chegavam daqui e dali, merecia uma continuação”.
Embora esteja arrecadando críticas bem abaixo do filme original, ainda assim O Poço 2 vem conquistando uma forte audiência na Netflix, principalmente por conta de seus subtextos. Todavia, Gaztelu-Urrutia deixou claro que ele quase não existiu. “Era um filme que tinha que começar, terminar e morrer e pronto. Essa era a ideia”, completou.
Mais sobre O Poço: trama e elenco do filme
Em uma intimidadora prisão vertical, prisioneiros são obrigados a se alimentar de forma desigual em uma plataforma que desce diariamente, e torna-se uma pilha de restos pelo caminho. Em meio a este desesperador cenário de escassez, um homem decide lutar contra o sistema.
O elenco do filme conta com nomes como Iván Massagué, Zorion Eguileor, Alexandra Masangkay, Antonia San Juan, Zihara Llana, Emilio Buale, Algis Arlauskas, Mario Pardo, Miren Gaztañaga, entre outros. O Poço, assim como sua sequência, está disponível no catálogo da Netflix. Assista ao trailer: