A Netflix disponibilizou em sua plataforma o filme “1976”, trazendo uma emocionante história durante os anos sangrentos da ditadura do general Augusto Pinochet, no Chile. O drama conta como Carmen terá que abrigar um homem misterioso ferido.
Carmen é uma dona de casa de classe média e muda, que descobre depois de um tempo que está cuidando de um político em sua casa de praia. Dirigido por Manuela Martelli, o elenco conta com Aline Küppenheim, Hugo Medina, Alejandro Goic e Antonia Zegers.
Mais informações e curiosidades de 1976
Lançado em 2022, o filme foi indicado ao Ibero-Americano no 37º Prêmio Goya na categoria de Melhor Filme. O seu lançamento também foi exibido em diversos festivais de cinema espalhados pelo mundo.
Com um enredo surpreendente, o longa traz Carmen, uma mulher de 50 anos que é casada com o médico Miguel, tendo uma vida confortável em Santiago. Três anos depois de Augusto Pinochet tomar posse do país por meio de um golpe militar, Carmen viaja para sua casa de verão para verificar como está a reforma no local.
Chegando, o padre Sánchez pede ajuda de Carmen para cuidar de Elías, um jovem que fez parte da linha de resistência contra o ditador e acabou sendo ferido por uma bala. Como ela entende um pouco de medicina, decide cuidar de Elías, mesmo ciente do perigo que é mantê-lo em sua casa.
Uma curiosidade sobre a trama é que o filme se passa em 1976, no ano em que a avó da diretora Manuela Martelli faleceu. Assim, ela decidiu que queria explorar as experiências que vivenciou, usando vídeos familiares filmados com uma câmera Super-8.