1917: filme é baseado em fatos reais? A verdadeira história
Depois de ganhar grande destaque com seu lançamento em 2019, 1917 foi indicado a dez prêmios Oscar e marcou para sempre o cinema. O longa de Sam Mendes é filmado como se fosse dois grandes planos-sequência, levando o espectador para o meio da Primeira Guerra Mundial, sentindo a tensão das trincheiras e do exército alemão.
Conhecido pelos filmes Beleza Americana e 007: Spectre, Sam Mendes teve a ajuda de Roger Deakins para conceber 1917 como dois grandes planos. O diretor, inclusive, usou na trama histórias contadas pela seu avô, Alfred Mendes, um escritor que serviu durante a Primeira Guerra Mundial.
1917 acontece imediatamente após a retirada alemã da Linha de Hindenburgo durante a Operação Alberich. Acompanhamos dois soldados britânicos, Will Schofield e Tom Blake em sua missão para entregar uma importante mensagem em um front, impedindo que um dos avanços ingleses caia em uma armadilha.
1917 é baseado em uma história real?
Por ser situado em uma guerra bastante real, é possível afirmar, sim, que o longa trata de temáticas verídicas, sendo, assim, baseado em fatos. Porém, muitos espectadores ficaram se questionando se as figuras mostradas realmente existiram e se a tal mensagem existiu.
“Havia uma história que era um fragmento do relato de meu avô, que lutou na Primeira Guerra. Era a história de um mensageiro que tinha um recado para levar. E isso era tudo que podia contar”, relembrou o diretor à Variety, continuando na sequência. “Essa história, ou esse fragmento, permaneceu comigo e obviamente eu a ampliei e fiz mudanças enormes, mas a essência é a mesma.”
Todos os personagens mostrados na trama – os Cabos Schofield e Blake, Capitão Smith, General Erinmore e o Coronel Mackenzie – foram criados por Mendes. Dessa forma, o longa é apenas parcialmente inspirado na realidade.