O Letterboxd é uma mídia social e rede social online, co-fundado por Matthew Buchanan e Karl von Randow em 2011. Foi lançado como um aplicativo focado no compartilhamento de opiniões de filmes, sendo mantido por uma pequena equipe em Auckland.
O site destina-se a compartilhar os gostos de seus membros em filmes. Os membros podem usá-lo como um diário para registrar suas opiniões sobre filmes, acompanhar os filmes que viram no passado, escrever resenhas ou fazer listas de filmes e mostrar seus filmes favoritos, além de conhecer e interagir com outros cinéfilos.
De acordo com as estatísticas do site, foi possível classificar os filmes considerados os melhores de suspense de 2022 segundo os usuários. Neste ano, foi produzida uma extensa gama de diferentes filmes de suspense para todos os gostos, com alguns títulos optando por uma narrativa rápida com ação frenética e outros por um mistério sutil que gradualmente se transforma em um clímax intenso.
O Telefone Preto, Nope e The Batman: suspense para diferentes públicos
Muitos filmes ilustraram a expectativa do público para 2022. O Telefone Preto, que anunciou Ethan Hawke como antagonista e Nope (Não, Não Olhe) do diretor Jordan Peele estavam entre os mais esperados do gênero pela confiança nos envolvidos. Outra surpresa foi , The Batman, dirigido por Matt Reeves, que trouxe uma pegada mais sombria para a trama do homem morcego, já retratado de diversas formas diferentes.
Além disso, filmes mais modernos e modestos, diferente dos anteriores, como Fresh e Bodies, Bodies, Bodies também chamaram a atenção do público, chegando de surpresa e conquistando os espectadores.
Os top 10 filmes que se destacaram no cenário do suspense foram:
- The Batman – dirigido por Matt Reeves
- Não, Não Olhe (Nope) – dirigido por Jordan Peele
- Treze Vidas: O Resgate (Thirteen Lives) – dirigido por Ron Howard
- Os Inocentes (The Innocents) – dirigido por Eskil Vogt
- Trem-Bala (Bullet Train) – dirigido por David Leitch
- Morte, Morte, Morte (Bodies Bodies Bodies) – dirigido por Halina Reijn
- Fresh – dirigido por Mimi Cave
- Emily the Criminal – dirigido por John Patton Ford
- Emergência (Emergency) – dirigido por Carey Williams
- O Telefone Preto (The Black Phone) – dirigido por Scott Derrickson