10 filmes perfeitos, segundo o diretor de Gladiador

Responsável por clássicos como “Gladiador” (2001) e “Alien, o 8.º Passageiro” (1979), Ridley Scott tem – além de muito talento – uma lista enorme de diretores e filmes que influenciaram e moldaram o seu trabalho. Juntando declarações que o britânico deu ao longo dos anos, o CBR montou uma lista com os dez filmes preferidos do diretor, confira:

10. “Blade Runner – O Caçador de Androides” (1982)

Na famosa pergunta dos seus “quatro filmes preferidos” do Letterboxd, o diretor mencionou “Blade Runner”, dirigido por ele mesmo, como um dos seus preferidos. E com justiça. Apesar dos vários problemas de bastidores, o corte do diretor de “Blade Runner” se tornou um clássico cult e é considerado um dos filmes de ficção científica mais influentes da história do cinema.

Onde assistir: aluguel online no Prime Video, Apple TV+ e Microsoft Store.

9. “On The Bench” (1959)

Em 2015, durante uma entrevista para a WIRED, Scott mencionou esse filme menos conhecido dos anos 50 como uma das ficções científicas que inspirou seu trabalho. O longa se passa em uma distopia em que boa parte do mundo foi arrasada por uma terceira guerra mundial nuclear.

Onde assistir: indisponível em streaming.

8. “Gilda” (1946)

Em 2021, o diretor relembrou que sua mãe o levou para assistir esse filme noir quando ele era criança e que ele nunca se esqueceu do momento em que Rita Heyworth, a Gilda, tira suas luvas e canta. “Tinha algo especial naquele filme”, declarou Scott.

Onde assistir: Max e Belas Artes À La Carte.

7. “O Casamento de Muriel” (1994)

Talvez um dos menos conhecidos da lista, essa comédia australiana foi o filme que Scott respondeu para levar consigo caso “explodisse uma bomba”. “Eu já vi ele seis vezes, é fantástico”, revelou o diretor em uma mesa de conversa do Deadline em 2015.

Onde assistir: indisponível em streaming.

6. “A Guerra do Fogo” (1981)

Outro filme dos quatro preferidos do Letterboxd de Scott, “A Guerra do Fogo” é um filme francês de fantasia e aventura baseado no livro homônimo de J.H. Rosny. O longa venceu o César (o “Oscar francês”) de Melhor Filme e o Oscar de Melhor Maquiagem.

Onde assistir: indisponível em streaming.

5. “Os Sete Samurais” (1954)

Um dos diretores mais influentes de todos os tempos, Akira Kurosawa, não podia ficar de fora da lista. “Os Sete Samurais” é considerado a obra-prima do japonês e inspirou o faroeste “Sete Homens e um Destino” (1960). Scott também respondeu que, se pudesse ver qualquer diretor em ação, seria Kurosawa.

Onde assistir: indisponível em streaming.

4. “Lawrence da Arábia” (1962)

Em uma entrevista de 2006 para a BBC, Scott declarou que também gostaria de ver o diretor David Lean em ação e que “Lawrence da Arábia” é um dos seus filmes preferidos de todos os tempos.

Onde assistir: aluguel online no Prime Video, Microsoft e Apple TV+.

3. “Cidadão Kane” (1941)

Na mesma entrevista para a BBC, o diretor de “Gladiador” mencionou “Cidadão Kane” como um dos seus filmes preferidos. O que não é uma grande surpresa, já que o longa de Orson Wells é considerado um dos grandes marcos da história do cinema.

Onde assistir: Belas Artes À La Carte.

2. “2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968)

Na entrevista ao Letterboxd, Scott escolheu esse clássico de ficção científica como um dos seus quatro preferidos e revelou que ele influenciou muito o seu retrato de inteligência artificial em “Alien”.

Onde assistir: Max.

1. “Star Wars: Uma Nova Esperança” (1977)

O quarto filme mencionado por Ridley Scott ao Letterboxd foi o primeiro “Star Wars”. Antes de assistir ao filme, ele planejava dirigir outro drama, mas ele acabou decidindo fazer “Alien”, que foi oferecido para ele poucas semanas depois de conferir “Star Wars”.

Onde assistir: Disney+.

Fonte: CBR.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.