Produções sobre viagem no tempo sempre chamam a atenção do público. As possibilidades de transitar entre diferentes linhas temporais e até mesmo mudar o rumo de certas situações do passado habitam a imaginação dos espectadores de filmes e séries, o que desperta o interesse em tais produções.
Linhas do tempo, voltas ao passado e rápidas visitas ao futuro não são um tema novo no cinema nem na TV. Diversos filmes e séries abordaram o tema das formas mais variadas o possível, e sempre conseguindo destaque em seu trabalho.
Entre clássicos do cinema à novas produções que se tornaram um estrondoso sucesso, a lista abaixo apresenta 10 filmes e séries que abordam o tema de viagem no tempo, e marcaram o imaginário do público com suas histórias fantásticas.
Filmes sobre viagem no tempo
De Volta Para o Futuro
Iniciada em 1985, a franquia De Volta para O Futuro é um clássico associado imediatamente a viagem no tempo, lembrando das aventuras de Marty McFly e do doutor Emmett Brown no icônico DeLorean.
A trilogia, uma das mais bem planejadas e bem sucedidas da história, acompanha as aventuras da dupla através do tempo, passando até mesmo pelo Velho Oeste.
Donnie Darko
Considerado um cult classic, Donnie Darko conta a história de Donnie, um deslocado adolescente que se vê envolvido com sonhos e visões estranhas acerca de, entre outras coisas, um coelho gigante e o fim do mundo (que segundo suas visões vai acabar em menos de um mês).
Sua forma de abordar a viagem no tempo é a mais pessimista e estranha de todos os filmes na lista.
A Máquina do Tempo
Dirigido por Simon Wells e produzido por Arnold Leibovit, é uma adaptação do romance homônimo de H. G. Wells, de 1895 e, basicamente, um remake do filme com o mesmo nome de 1960. A trama acompanha o doutor Alexander Hartdegen e sua obsessão pela viagem no tempo.
Quando sua noiva morre, o cientista decide voltar no tempo para tentar salvá-la, mas acaba indo parar em um futuro em que a humanidade está dividida entre espécies pacíficas e predatórias, e precisa ajudar seus novos aliados a se salvar.
A Ressaca
Uma comédia besteirol que apresenta um engraçadíssimo conceito de viagem no tempo. Em ambos os filmes, ao entrar em uma banheira de hidromassagem danificada por uma bebida suspeita, um grupo de amigos é transportado ao passado de ganha a chance de mudar sua história.
Com dois filmes, um em 2010 e outro em 2014, o primeiro filme se saiu melhor que o segundo, que acabou sendo só uma esteira do sucesso do primeiro, saindo direto pra vídeo.
Bill & Ted
Bill & Ted é uma franquia que segue a linha de “heróis excêntricos” dos anos 80 e 90, quase como um Beavis e Butthead ou Wayne & Garth (franquia Quanto Mais Idiota Melhor), mas com um diferencial: uma cabine telefônica que permite a viagem no tempo.
Com isso, a dupla viaja para diferentes períodos históricos causando diversas confusões enquanto tentam cumprir seu destino de estabelecer uma sociedade utópica no universo com sua música.
Interestelar
Um clássico de Christopher Nolan, em Interestelar, as reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie.
O astronauta Joseph “Coop” Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. O filme utiliza o buraco de minhoca como seu conceito de viagem no tempo, que funciona como um “atalho” entre as galáxias.
Séries sobre viagem no tempo
Doctor Who
No ar desde 1963, a série acompanha Doctor, cientista de um planeta distante que viaja no tempo a bordo da TARDIS, uma nave que muda sua forma de acordo com seus arredores. Doctor também é capaz de alterar sua própria aparência.
A série já possui quase 40 temporadas e diversos spin-offs. Seu conceito de viagem no tempo é trabalhado utilizando a TARDIS, que tem a aparência de uma cabine telefônica policial britânica.
Outlander
A série se inicia em 1945. Em lua de mel na Escócia, a enfermeira em combate Claire Randall é misteriosamente transportada através do tempo para o ano de 1743 e, sem saber como voltar, é forçada a se adaptar à época e se casar com o fora da lei Jamie Fraser.
A série não se aprofunda em explicar alguns detalhes sobre as viagens no tempo, mas os livros fazem isso. No caso de Outlander, a viagem no tempo é uma capacidade especial de alguns personagens.
Dark
A série se passa na cidade fictícia de Winden, na Alemanha, que sofre o impacto do desaparecimento de uma criança, que expõe os segredos e as conexões ocultas entre quatro famílias locais, enquanto elas lentamente desvendam uma sinistra conspiração de viagem no tempo que abrange várias gerações.
Em Dark os personagens viajam no tempo através de uma ponte de Einstein-Rosen, uma previsão teórica das equações de Einstein.
Contos do Loop
A série apresenta as aventuras alucinantes de pessoas que vivem acima do Loop, uma máquina construída para abrir e explorar os mistérios do universo, tornando realidade coisas anteriormente relegadas à ficção científica.
O conceito de viagem no tempo não é explicado muito bem como ou por que na série – apenas é definido como “culpa do Loop”.