Quadrilogia: conheça os filmes do Rambo

O personagem John Rambo é um dos mais famosos da história do cinema, interpretado por Sylvester Stallone (que também perpetuou o personagem Rocky Balboa) o soldado americano apareceu em quatro oportunidades nas telinhas, sempre com bravura e inteligência, lutando contra centenas de soldados. John J. Rambo aparece primeiro no romance “First Blood” de David Morrell e posteriormente foi para o cinema, onde o grande ator Sylvester Stallone se entregou de corpo e alma para realizar os fantásticos filmes do Rambo.

Conheça John Rambo

John Rambo é um ex-Boina Verde, herói de guerra no Vietnã, onde salvou muitos soldados e conquistou grandes amizades, tem como características uma grande inteligência, capaz de montar táticas geniais em questão de segundos. Como grande amigo dos tempos de Vietnã, sempre leva em consideração as palavras do Coronel Samuel Trautman.

Rambo não é muito de ficar jogando conversa fora, conhecido como Lobo Solitário, gosta de trabalhar sozinho e resolver as coisas do seu jeito. Não consegue se adaptar muito bem ao convívio urbano, pois considera aquela outra guerra, talvez muito pior do que as que já enfrentou, pois trata-se de uma guerra silenciosa.

John Rambo
John Rambo

Também se considera esquecido por seu governo, assim como seus ex-companheiros da batalha, que após terminarem seus serviços, caem no esquecimento total.

Rambo sente-se em casa nos campos de batalha, porém não gosta de se comprometer com causas desnecessárias, no entanto é um verdadeiro patriota e quando vê outro americano em perigo, não pensa duas vezes e parte para o resgate, tendo como principais inimigos os soldados do Vietnã e principalmente os inimigos da União Soviética, que estão quase sempre presentes (assim como em Rocky IV, quando Balboa enfrenta um soviético numa batalha épica).

Sylvester Stallone Rambo

Em questões bélicas, John Rambo consegue usar praticamente todas as armas disponíveis e consegue pilotar os mais variados veículos, incluindo uma fuga de helicóptero em Rambo III. Tem grande aptidão com sua grande faca e uma bela pontaria, sendo eternizado como um grande usuário de metralhadoras pesadas.

Filmes do Rambo

Os filmes do Rambo são marcos do cinema, quando se fala em ação não tem como não pensar em John Rambo. Nas telinhas foram quatro filmes, constituídos de uma trilogia principal (década de 80) e um resgate do personagem em 2008.

filmes do Rambo

Os filmes do Rambo são: Rambo – Programado Para Matar (First Blood), Rambo II (Rambo: First Blood Part II), Rambo III e Rambo IV (John Rambo).

Rambo – Programado Para Matar (First Blood) – 1982

Sinopse: John Rambo é um famoso comandante das forças especiais americanas no Vietnã (Boina Verde), responsável por grandes missões de ingresso nos campos inimigos. Foi prisioneiro dos vietnamitas por um bom tempo, onde foi fortemente torturado, fisicamente e psicologicamente. Conseguiu fugir devido aos seus grandes talentos militares e após voltar ao território americano, decide se aposentar e voltar para a vida nos Estados Unidos. Ao chegar nos EUA, decide visitar um ex-companheiro de batalha, porém descobre que o mesmo morreu devido a um câncer causado pelo agente laranja. Triste, Rambo ruma para sua cidade natal, mas no caminho é confundido com um andarilho e detido pela perversa polícia de uma pequena cidade e posteriormente é torturado na cadeia, algo que lhe causa raiva e logo Rambo reage e foge, sendo perseguido pelos policiais, que logo começam a disparar contra o indefeso fugitivo. Nesta fuga, um dos policiais que persegue Rambo acaba morrendo, quando cai do helicóptero, causando mais raiva na polícia local, que o persegue nas matas da cidade, onde Rambo leva grande vantagem e consegue imobilizar todos os policiais, que chamam forte reforço e travam uma grande batalha contra o soldado John Rambo. 

Rambo - First Blood

O primeiro dos filmes do Rambo e um dos melhores da franquia, onde os aspectos pós-guerra na mente da Rambo são bem expostos. O soldado consegue encontrar um cenário quase pior do que a guerra em seu próprio país, algo que leva a tona a guerra urbana da corrupção.

Diferentemente do livro, onde Rambo não é o herói, no filme ele é colocado como o centro e como o salvador da pátria, onde no final deveria cometer suicídio ou ser morto (seguindo a história original), porém a produção decidiu mudar esse desfecho para a possibilidade de continuações.

Lobo Solitário

Como personagem principal temos Sylvester Stallone, que brilhantemente entra de corpo e alma no personagem John Rambo, passando sinceridade a cada cena. Neste mesmo ano, Stallone gravava também Rocky III, onde temos outro personagem que marcou a carreira do ator, no entanto para o sucesso dos dois filmes, Sylvester sobre separar bem as atuações e conquistar o público nas duas tramas.

Ainda em questões do elenco, temos o famoso Coronel Samuel Trautman (que participa dos três primeiros filmes do Rambo), que participaria de todos os filmes da trilogia da década de 80, interpretado pelo grande ator Richard Crenna. E como vilão da história aparece o xerife Will Teasle, interpretado por Brian Dennehy.

Coronel Trautman
Coronel Trautman

Rambo II (Rambo: First Blood Part II) – 1985

Sinopse: Após os acontecimentos do primeiro filme, John Rambo foi para a cadeia, onde trabalha e leva uma vida monótona, porém seus tempos de prisioneiro acabaram, pois o Coronel Trautman retorna e recruta Rambo para mais uma missão no Vietnã, onde o Lobo Solitário deverá se infiltrar e fotografar uma base vietnamita, onde existe a suspeita da presença de prisioneiros americanos. Para isso, ele conta com a ajuda de uma mulher. Chegando no local, Rambo detecta a presença de prisioneiros americanos e inicia uma missão de resgate, partindo para uma longa fuga, levando consigo um prisioneiro resgatado. Chegando no local de resgate, onde um helicóptero americano está presente, os comandantes abandonam Rambo, por este estar levando um prisioneiro invés de fotos e mesmo com a insistência de Trautman, Rambo é abandonado no Vietnã e agora preso novamente, ele deverá lutar por sua liberdade.

Rambo II (First Blood Part II)

Entre os filmes do Rambo, este levou as piores críticas, onde excessos de clichês foram apontados e semelhanças com outros filmes da época evidenciadas pela mídia. Para os fãs, nada disso importa.

Neste filme temos novamente a dupla Rambo e Trautman, onde o herói luta pela primeira vez (após a Guerra) contra as forças soviéticas.

Rambo III – 1988

Sinopse: Após sua missão libertadora no Vietnã, John Rambo decide ir viver em um mosteiro, junto com monges, no alto de uma montanha, onde os ajuda com sua força, realizando trabalhos na estruturação da localidade. Para conseguir um pouco de dinheiro, Rambo participa de lutas com bastões, onde é praticamente invencível. Tudo ia muito bem, até o retorno de seu velho amigo, o Coronel Trautman, que juntamente com outro comandante, tenta convencer o Lobo Solitário voltar as batalhas, desta vez no Afeganistão, onde os soviéticos dominam com crueldade. Rambo recusa na hora, dizendo que não quer mais batalhas, fazendo com que Trautman tenha que ir com outra equipe, onde acaba sendo capturado. O mesmo militar que acompanhava Trautman no primeiro contato, vem comunicar Rambo, que fica preocupado e decide ir resgatar seu velho amigo e como não pode ir oficialmente, recebe alguns equipamentos e parte por conta própria para o ataque.

Rambo III

Neste filme o cenário muda, sendo o único dos filmes do Rambo a se passar no deserto, algo que dá um clima bacana e coloca o herói em outro cenário, em nova missão de resgate, onde mostra-se um pouco do povo afegão e sua perseverança e novamente coloca os soviéticos como inimigos, ou seja, novamente embarca no clima da guerra fria, algo que Stallone parece ter se engajado bastante.

Rambo IV (John Rambo) – 2008

Sinopse: Anos após suas batalhas, agora John Rambo leva uma vida tranquila na Tailândia, onde pilota um barco. Quando é procurado por um grupo que deseja levar suprimentos para as vítimas de uma guerra civil, aceita a missão e faz o transporte, porém dias depois descobre que aquelas pessoas com boas intenções foram capturadas e logo é contratado para o resgate e agora sem nenhuma filiação com o exército americano, John Rambo parte para sua última missão, mais experiente e calmo do que nunca.

John Rambo (Rambo IV)

Este provavelmente será o último dos filmes do Rambo e faz parte de um “review” que Sylvester Stallone deu em seus famosos personagens, John Rambo e Rocky Balboa, onde também lançou um novo longa para o boxeador, nos mesmos moldes de Rambo IV, onde é roteirista (Stallone participou dos roteiros de todos os filmes) e diretor.

E esses são os filmes do Rambo, fique atento, que em breve faremos o mesmo com Rocky Balboa, o principal personagem da carreira de Sylvester Stallone.

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

a-chegada2

A Chegada: filme sobre aliens deixa lições para os humanos

É curioso que um dos sons mais agoniantes seja o do silêncio. Simon & Garfunkel já …

6 Comentários

  1. Belo post! Valeu!

  2. O rambo 4 não ficou legal não

  3. sou super fã do Stallone e adorei o post!!

  4. Paulo Ernesto Fortes Eirão

    onde posso comprar os filmes de rambo 1 a 5

    • Olá Paulo, tudo bem?
      O Rambo V ainda não foi lançado, por enquanto só a quadrilogia, que você pode adquirir em sites como Saraiva, Submarino e outros.
      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *