Conheça os filmes de Jason Voorhees

Jason Voorhees, o assassino de Crystal Lake é sem dúvida um dos maiores assassinos do cinema, tendo um total de 12 filmes, incluindo um remake, mas antes de falarmos dos filmes conheça um pouco sobre Jason.

Sobre Jason Voorhees

Nascido em 13 de Junho de 1946, Filho de Pamela e Elias Voorhees, Jason era um garoto com problemas mentais e que possuía um rosto terrível, era calado e tímido chegando a ser anti-social, devido a essas qualidades seus colegas de acampamento praticavam bullying com ele com bastante frequência. No verão de 1957, quando tinha 11 anos, Jason mais uma vez foi motivo de piadas e perseguição no acampamento, mas desta vez a brincadeira terminou em tragédia, Jason foi empurrado para o lago e como não sabia nadar acabou morrendo afogado. Os instrutores do acampamento estavam praticando atividade sexuais (irregular nas normas do acampamento) e só foram perceber alguns minutos após o garoto ter caído no lago.
jason voorhees

Lista com todos os filmes de Jason:

Jason estaria morto? Sua mãe culpou os instrutores do acampamento pela morte do filho e acabou enlouquecendo. Mais tarde é revelado que Jason não está morto e vive como um eremita pela floresta.

Abaixo todos os filmes de Jason, incluindo o remake de 2009, leia e delicie-se com estes clássicos.

Sexta-Feira 13 (Friday the 13th) – 1980

Sinopse: Em 1958, um casal de adolescentes foge de um acampamento para passar uma noite romântica juntos, mas os dois são perseguidos por um assassino e mortos a facadas. Em 1979, os dirigentes do acampamento Crystal Lake decidem reabrir o local, apesar do trauma que ainda marca a cidade. Quando novos monitores são contratados, eles começam a desaparecer mais uma vez, assassinados brutalmente, um por um.

Comentário: Este primeiro filme é o mais leve de todos, mostra com muita calma como foi que os assassinatos em Crystal Lake começaram, o motivo e as ”maldições” como dizem os moradores de lá. Foi o ponta pé inicial da série e ficou no sucesso até a chegada da sequência em 1981, além de lançar o ator Kevin Bacon no cinema. Se quer tomar bons sustos assista ao primeiro filme.

sexta-feira 13

Sexta-Feira 13 Parte 2 (Friday the 13th Part 2) – 1981

Sinopse: Quando você pensava que o mais seguro era voltar ao acampamento…Viu que tudo seria mais aterrorizante. Cinco anos após o horrível massacre no acampamento Crystal Lake, tudo que resta é a lenda de Jason Voorhees e sua mãe, que assassinou sete instrutores do acampamento. Num acampamento de verão próximo, os novos instrutores não sabem que têm de ficar o mais distante possível daquele lugar. Descuidados, os jovens circulam pela área, sem sentir a presença ameaçadora do mal. Um a um, eles são atacados e mortos brutalmente. Muito suspense e gritos, neste filme arrepiante.

Comentário: Neste segundo filme a participação de Jason em relação ao primeiro é 100%, com Warrington Gillette como um Jason totalmente bruto e sem sentimentos para com os outros, esse sem dúvida é um dos melhores Jasons já interpretados no cinema, sem falar que é uma sequência que não deixa nada a desejar com um número de mortes maior do que o primeiro. Mas como não se pode agradar a todos, recebeu a maioria da criticas negativas pelo Rotten Tomatoes.

sexta-feira-13-parte-2

Sexta-Feira 13 Parte 3 (Friday the 13th Part 3) – 1982

Sinopse: Um romântico verão se transforma num pesadelo de indescritível terror para mais um grupo de ingênuos monitores. Desconhecendo a sangrenta herança do acampamento Crystal Lake, um a um, eles se tornaram vitimas do maníaco Jason, que os espreita a todo momento… Este filme vai fazê-lo congelar de medo, quando Jason encontrar um jeito de entrar em sua sala!

Comentário: Foi um filme que para os fãs marcou muito pois é a primeira vez que Jason usa a famosa máscara de hóquei, nova e brilhosa sem as manchas de sangue e sujeira. Este 3º filme em relação aos outros é cheio de suspense, claro que ele tem o velho terror de Jason, mas em relação aos outros dois primeiros ele é um pouco mais leve.

Sexta-Feira_13_Parte_3

Sexta-Feira 13: Capítulo Final (Friday the 13th: The Final Chapter) – 1984

Sinopse: A contagem de corpos continua neste empolgante suspense, a quarta, mas não a última, história da vitoriosa série Sexta-Feira 13. Jason, o menos popular cidadão de Cristal Lake, retorna para fazer estragos ainda maiores neste capítulo. Depois de sua ressurreição num necrotério, o assassino mascarado dedica sua vingativa atenção à família Jarvis e a um grupo de desavisados adolescentes. O jovem Tommy Jarvis é um aficionado dos filmes de terror, com um talento especial para criar máscaras e maquiagem. Será que o diabólico Jason encontrou um adversário à altura?

Comentário: O capítulo Final da série, embora outros tenham vindo depois mas, devido o sucesso deste quarto filme a Paramount resolveu não aposentar Jason, esse filme não agradou muito aos críticos mas os fãs em geral adoraram chegando a dizer que este seria o melhor filme da série, mais tarde sendo desbancado pelo parte 6. Foi responsável por lançar e divulgar o ator Corey Feldman que mais tarde atuaria nos três filmes de ”Os Garotos Perdidos”.

sexta feira 13 capitulo final

Sexta-Feira 13 Parte 5: Um Novo Começo (Friday the 13th Part 5: A New Beginning) – 1985

Sinopse: Jason está de volta, com sua máscara e tudo o mais. Lá vem ele de novo com seus velhos truques diabólicos, nesta seqüência. Desta vez, ele parece ter lançado seus olhares sobre os jovens pacientes de um isolado sanatório. E um pouco mais que seus alvos adolescentes acabam em metades, pedaços… pode inventar, que Jason bota pra quebrar. Este é o quinto e horripilante capítulo da saga de Sexta-Feira 13. Se você gostou dos quatro primeiros, e acha que está pronto para voltar à sangrenta pista de Jason, você vai adorar este!

Comentário: Esta sequência dá um rumo diferente a série, com muito mais sangue que os outros filmes. Este é considerado pelos fãs o pior filme da série, chegando a agradar a poucos, o desfecho deste filme surpreendeu a muitas pessoas, você que ainda não assistiu também se surpreenderá.

sexta-feira-13-parte-5

Sexta-Feira 13 Parte 6: Jason Vive (Jason Lives: Friday the 13th Part 6) – 1986

Sinopse: Quando criança, Tommy (Thom Mathews) fez o que muitos morreram tentando fazer: Matar Jason, o assassino que aterrorizava os habitantes de Cristal Lake. Agora, muitos anos depois, Tommy é perseguido pelo medo de que talvez Jason não esteja realmente morto. Ele vai com um amigo até o cemitério para cavar o túmulo de Jason, infelizmente para Tommy e seu amigo, eles descobrem não um corpo em decomposição, mas o próprio Jason que apenas descansara que agora está pronto para recomeçar sua escalada de sangue. Ele vai direto para Forest Green, antigo Cristal Lake para fazer novas vítimas.

Comentário: Trazendo Jason pela primeira vez como um zumbi, sem dúvida este é o melhor filme da série, a sexta parte traz mortes muito mais elaboradas e uma maquiagem mais que espetacular, além de ter uma pitada de humor e ação com uma boa trilha sonora composta por Alice Cooper.

sexta-feira-13-parte-6

Sexta-Feira 13 Parte 7: A Matança Continua (Friday the 13th Part 7: The New Blood) – 1987

Sinopse: Tina Shepard (Lar Park-Lincoln) é uma adolescente com poderes telecinéticos descontrolados. Quando menina tirava férias no acampamento Crystal Lake, ela matou seu abusivo pai com o uso das suas habilidades mentais, quando teve um acesso de raiva. Anos depois, ao se aconselhar com o Dr. Crews (Terry Kiser), um psicólogo manipulador e ambicioso, Tina concorda em participar de uma terapia radical que a leva de volta à Crystal Lake. Infelizmente, as habilidades psíquicas de Tina despertam Jason Voorhees (Kane Hodder), que estava sepultado no fundo do lago, o que faz com que o vingativo Jason elimine vários adolescentes de uma casa próxima de forma sangrenta. Assim, Tina tenta deter o massacre de Jason usando seus poderes.

Comentário: Esta sétima parte, assim como a quinta foi considerada pela maioria dos fãs como péssima, mas como sempre, considerada boa por uma minoria, este aqui marca a estréia de Kane Hodder, que interpretou o brutal Jason até o filme ”Jason X”.

sexta-feira-13-parte-7

Sexta-Feira 13 Parte 8: Jason Ataca Nova York (Friday the 13th Part 8: Jason Takes Manhattan) – 1989

Sinopse: A Grande Maçã está metida num grande sarilho, porque o indestrutível monstro psicopata Jason Voorhees vai a caminho de Nova York – e prepara-se para pintar a cidade de vermelho. Depois de um chocante regresso do túmulo, o diabólico Jason mete-se a bordo de um ”barco do amor” cheio de adolescentes com destino a Nova York, e que ele rapidamente transforma na derradeira ”viagem dos malditos”. Mas uma das aterrorizadas vítimas escapa-se para um outro pesadelo, o labirinto de túneis do metropolitano e dos esgotos de Manhattan, onde se irá confrontar pela última vez com Jason.

Comentário: Filme mediano mas que não agradou parte do público devido poucas cenas terem sido gravadas em Nova York, pra ser mais preciso os últimos 30 minutos de filme, enfim, Jason volta bastante sangrento nesta oitava parte, primeiro faz uma festa bem agitada no navio rumo a Nova York, e pra finalizar a noite, fez mais vítimas inocentes quando atracou em Nova York. Este foi o último filme da Série ”Sexta-Feira 13” feito pela Paramount, com a decadência da série ela se viu obrigada a vender para a New Line Cinema.

Sexta-Feira 13 - Parte 8 - Jason Ataca Nova York

Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira (Jason Goes To Hell: The Final Friday) – 1993

Sinopse: Ele está de volta! Jason Vorhees (Kane Hodder), o matador mascarado, a essência do mal, vai encarar o seu desafio definitivo! Encurralado e fuzilado por um batalhão especial do FBI, finalmente o invencível serial killer é dado como morto. Mas talvez ainda seja cedo demais para contar com a derrota do vilão sanguinário… Jason acaba de renascer graças a uma habilidade sobrenatural de tomar conta do corpo de qualquer um em quem ele tocar. Seus instintos assassinos podem estar em qualquer lugar? E sob qualquer forma. Desta vez, o sangue vai jorrar ainda mais intenso na carnificina final desta última sexta-feira 13, quando o terrível segredo desta máquina de matar for finalmente revelado! A chave estaria… na própria família de Jason Vorhees? Jason então volta para Cristal Lake atrás de sua irmã (por parte de pai) Diana (Erin Gray) e sua sobrinha Jéssica (Kari Keegan).

Comentário: Este teve 29% das críticas negativas no Rotten Tomatoes e se saiu melhor que a Parte 8, o filme tem um pouco mais de suspense e ação, sendo o primeiro a ser feito pela New Line Cinema que após a parte 8, comprou da Paramount os direitos sobre o filme.

jason vai para o inferno

Jason X (Jason X) – 2001

Sinopse: Confinado no mais seguro nível de segurança do Centro de Pesquisa Crystal Lake, o psicopata Jason Voorhess (Kane Hodder) ainda vive. Até que, enquanto o Dr. Wimmer (David Cronenberg) e Rowan (Lexa Doig), que trabalha no mesmo local que Wimmer, discutem o que fazer com ele, Jason consegue se libertar. Quando está prestes a matar Rowan, Jason e a jovem assistente são congelados criogenicamente, estado este onde permanecem durante mais de 400 anos. Até que, em pleno ano de 2455, uma nave espacial contendo jovens exploradores pousa na Terra para explorar o local. O planeta não é mais utilizado como moradia para seres humanos, já que a Terra agora é um mundo contaminado com violentas tempestades, oceanos envenenados e solos estéreis. Porém, durante suas pesquisas no planeta, o Prof. Loew (Jonathan Potts) e seus alunos encontram os corpos de um homem e uma mulher congelados. O processo de auto-regeneração de ambos foi ligado e, com os corpos já em processo de descongelamento, eles rapidamente são levados até a nave espacial, na intenção de que ambos sejam estudados por cientistas em Terra II. Porém, antes deles chegarem ao seu destino Jason Voorhess desperta e dá início à uma nova onda de assassinatos.

Comentário: Este é o filme em que ocorre mais assassinatos de toda a série, e mais uma vez com um toque de ação junto do terror, foi um dos filmes de pouca bilheteria da série ao lado da parte 5 e parte 8. Apesar de ser lançado antes de Freddy VS Jason, os acontecimentos neste provavelmente são depois do confronto acontecido entre os dois maníacos ou seja, foi a última vez em que Jason Voorhees foi visto por alguém.

Jason X

Freddy VS. Jason (Freddy VS. Jason) – 2003

Sinopse: Freddy está enfraquecido, pois as pessoas se esqueceram dele, já que ele se alimenta do medo das crianças. Ele percebe então que precisa de um instrumento, um monstro que possa usar para instigar o medo. Freddy ressuscita Jason enganando-o através de sonhos para que saia de Crystal Lake e vá até Elm Street. A matança que promove é atribuída a Freddy, pois ele é o monstro local. Com seus poderes renovados, ele volta a matar, mas fica totalmente furioso quando Jason passa a matar quase todas as suas vitimas que faz com que Freddy enfrente-o num duelo cheio de sangue e terror.

Comentário: Foi um filme que foi bem recebido pelo público, e que deu de volta aos dois assassinos o velho conceito de sanguinários pois a série de filmes ”Sexta-Feira 13” e ”A Hora do Pesadelo” estavam com um conceito baixo e segundo o público com péssimas sequencias, de fato Freddy Krueger estava enfraquecido aqui no mundo real. O filme trouxe de volta ao topo os dois assassinos mais temidos do cinema. Quem gosta de um bom filme de terror, precisa assistir ”Freddy VS Jason”.

freddy-vs-jason

Sexta-Feira 13 (Friday the 13th) – 2009

Sinopse: Clay (Jared Padalecki) vai à misteriosa floresta de Crystal Lake, em busca de sua irmã desaparecida. Lá ele encontra restos de velhas cabanas, aparentemente abandonadas. Apesar de ser avisado pelos oficiais e habitantes locais, ele resolve explorar o local juntamente com uma jovem, que está em um grupo que se formou para passar um final de semana de aventuras. O que eles não esperavam era encontrar Jason Voorhess (Derek Mears), o assassino da máscara de hóquei.

Comentário: O filme mais rentável de todos arrecadando uma quantia considerável em sua semana de estréia, este aqui é uma mistura de refilmagem com os quatro primeiros filmes. A recepção dos fãs foi de que muitos gostaram mas muitos detestaram este remake, coisa muito comum nas refilmagens.

Sexta Feira 13 2009

Gostou? deixe sua opinião nos comentários. Ainda não assistiu? Então aconselho você a assistir todos esses clássicos que lançaram um ícone da cultura popular americana e que se tornou mundial.

Admirador do cinema, aprecia todos os gêneros cinematográficos com objetivo de levar ao leitor o que há de melhor do assunto.

9 comentários

  1. Legal cara…Sou fa da serie..odiei do filme 9 adiante, fazer oq, o 5 eh mto foda…mas o final realmente surpreende mas descepciona…!

  2. claudia ferreira

    Gostei de todos, sou apaixonada por esse mascarado.

  3. Adorei os filmes do Jason e dos do Freddy Krueger,sou realmente uma fã contudo o remake SEXTA-FEIRA 13:BEM-VINDO AO CRYSTAL LAKE na minha visão deixou muito a desejar,primeiramente a maior parte do filme as pessoas só fazem sexo sem ligar com barulhos de gritos,de pessoas sumindo sem explicação,e as pessoas do filme não ligam,outra no começo do filme você vê que as pessoas estão perto do CRYSTAL LAKE muito próximos da mira de Jason Voorhees,contudo,os outros morrem por morrer(explicando está parte você vê que nos primeiros filmes ou as pessoas querem reabrir o Crystal Lake ou já sobreviveram a um ataque do Jason e ele agora quer mata-los ou como é o caso de Freddy vs Jason tem uma ligação com Freddy Krueger são “suas crianças”)nesse filme não são um bando de adolescentes idiotas que ao invés de sair dali já que eles tem carro e motos e barcos,não eles ficam pois querem matar o Jason e achar a irmã do Clay e outra o filme foi um final muito ESPANTALHO(quem assistiu o filme sabe do que estou falando)um final que você fica “eles escaparam?”,”eles morreram?”,”o Jason os matou?”…sem saber o que realmente houve vejo muitas pessoas dizendo “a fizeram isso para você fazer um final a seu gosto” para mim não existe isso se você vai fazer um remake faça um final digno do personagem ainda mais um personagem tão incrível com Jason Voorhees,detalhe fizeram a mesma idiotice de final com o remake de A Hora Do Pesadelo.

    • garota va se danar se fosse igual a todos os outros ia ser paia uma grande merda tem que mudar um pouco e assim sem saber de nada foi bem mais assustador sua abestada

  4. odilon ricardo cordeiro

    quem não gostar dos filmes dos 2, tanto jason como freddy então é um brasileiro pra lá de bundão. desde criança eu já assistia e era o único que não gritava.

  5. gostei muito show

  6. Muito legal! Será que vai ter novos filmes do Jason?

Deixe uma resposta