witness3

A Testemunha (Witness) – 1985: Harrison Ford no mundo amish

Reconhecido por papéis como Han Solo (Star Wars) e Deckard (Blade Runner), Harrison Ford tem muitas outras atuações de destaque em sua carreira. Uma das menos lembradas atualmente é a de A Testemunha (Witness), filme lançado em 1985, que retrata a vida de um detetive dentro da comunidade amish.

Os amish são um grupo cristão residente nos Estados Unidos e Canadá. Sua cultura é totalmente conservadora, sendo que o estilo de vida adotado pelos integrantes desta micro-sociedade são de séculos passados. Os amish convivem sem energia elétrica e evitando aparatos tecnológicos contemporâneos. Para o detetive, uma missão extra, além de proteger sua testemunha.

A Testemunha (Witness) – 1985

Sinopse: Pensilvânia, 1984. Um jovem é testemunha de um assassinato e, para sua própria proteção, o investigador do caso decide levá-lo com sua mãe para a comunidade amish onde viviam. Tudo piora quando o investigador descobre que os responsáveis pelo crime são policiais. (Fonte: Filmow)

A Testemunha (Witness) 1985

Trata-se de um filme que divide opiniões, até pelo fato de carregar alguns clichês em sua condução, porém nada que desmereça a obra. Peter Weir, já indicado quatro vezes ao Oscar, faz uma direção muito boa, sendo este talvez um dos filmes mais americanos do diretor australiano.

Harrison Ford assume o papel planejado para Sylvester Stallone, que rejeitou a vaga. Sua atuação é muito boa, sendo levemente moldado pela cultura amish e abandonando a figura estereotipada do policial bruto.

John Book torna-se um defensor da comunidade amish
John Book torna-se um defensor da comunidade amish

A história segue muito bem, tendo três pilares muito envolventes. A investigação e a proteção da testemunha são os principais, sendo que ainda o romance com a viúva amish Rachel Lapp (Kelly McGillis) e a tentativa de adaptação na cultura amish, tendo como principal resistência a de Eli Lapp (Jan Rubes). A corrupção na polícia e a ética amish colocam em cheque qual é realmente a sociedade mais desenvolvida e quem tem comportamentos primitivos.

A testemunha john book Rachel Lapp
John Book e Rachel Lapp iniciam um romance proibido

Foi indicado ao Oscar de 1986 nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Harrison Ford), melhor direção de arte, melhor fotografia e melhor trilha sonora. Além destas indicações, venceu nas categorias melhor montagem e melhor roteiro original.

Trailer: A Testemunha (Witness) – 1985

Ficha técnica

Peter Weir – Diretor
Harrison Ford – Detetive John Book
Kelly McGillis – Rachel Lapp
Josef Sommer – Paul Schaeffer
Lukas Haas – Samuel Lapp
Alexander Godunov – Daniel Hochleitner
Viggo Mortensen – Moses Hochleitner

Imagens do filme

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

a-chegada2

A Chegada: filme sobre aliens deixa lições para os humanos

É curioso que um dos sons mais agoniantes seja o do silêncio. Simon & Garfunkel já …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *