Uma peça alemã chamou a atenção mundialmente por conta da sua repercussão negativa. Intitulada Sancta Susanna, o espetáculo estreou em Stuttgart, na Alemanha e atraiu o público por conta da sua narrativa chocante, que resultou em pessoas passando mal durante a interpretação da obra criada por Paul Hindemith e, agora, montada por Florentina Holzinger.
De acordo com a mídia local, cerca de 18 pessoas passaram mal enquanto assistia a peça e precisaram de atendimento médico após uma das interpretações. Isso porque, a trama conta com cenas de sexo explicito, sangue real para compor a história como instrumento cenográfico. Além disso, alguns espectadores disseram que uma das atrizes cortou a própria pele e grelhou ela no palco.
Qual a proposta da peça Sancta Susanna?
A diretora Florentina Holzinger usou suas redes sociais para rebater as críticas, explicando que a proposta do espetáculo é ter um forte teor crítico à religião e pediu para que pessoas que não aceitem esse tipo de proposta, não vejam a peça: “’Sancta’ trata sobre a imagem da mulher na igreja e examina os mecanismos utilizados há décadas para influenciar os corpos femininos e a sexualidade. Se não quer ver, não venha”.
No Instagram, ela também aproveitou para alfinetar o público que se sentiu mal com as cenas da obra: “Qualquer um que não aguenta ver representações de violência não deveria assistir a uma peça que se inspira na Igreja Católica. O fato de precisarmos lidar com ameaças e discurso de ódio de faná
A peça foi criada em 1921, uma ópera que também recebeu críticas na época do seu lançamento e foi obrigada a cancelar suas apresentações. Depois de 100 anos, Florentina Holzinger decidiu retornar com a trama para mostrar como é hostil o desenvolvimento sexual de mulheres, causados principalmente pela opressão da Igreja Católica. Por isso, as personagens são freiras.