O motivo que levou o ator de “Sempre ao Seu Lado” a ser banido do Oscar

Richard Gere, ator de clássicos da Sessão da Tarde como “Sempre ao Seu Lado” (2009) e “Uma Linda Mulher” (1990), foi banido do Oscar e não pôde ir ao evento por vinte anos.

Lá em 1993, Gere foi chamado para apresentar o vencedor do prêmio de Melhor Direção de Arte – categoria atualmente conhecida como Design de Produção. O ator saiu do roteiro e aproveitou o momento de destaque para protestar contra o governo chinês e a violação de direitos humanos que eles estavam cometendo contra o povo do Tibete. Gere pediu que o presidente chinês retirasse suas tropas da região e permitisse que o Tibete vivesse como um “povo livre e independente” de novo.

O discurso de Gere recebeu aplausos da plateia, mas pelo jeito não agradou muito os figurões do Oscar, já que o ator foi banido do evento por vinte anos. O governo chinês também proibir o ator de visitar o país asiático – proibição mantida até hoje. Gere já era conhecido por apoiar a causa do Tibete e outras causas humanitárias através da sua fundação de caridade, a The Gere Foundation.

O “exílio” de Richard Gere do evento terminou em 2013, quando ele voltou ao prêmio para se reunir com o elenco de “Chicago” (2002). “Aparentemente, eu estou reabilitado. Parece que se você continuar na área por tempo o bastante, eles se esquecem que te baniram”, brincou o ator em entrevista ao HuffPost.

Richard Gere não é o único a ter sido banido do Oscar

O nome mais recente a entrar na lista foi o de Will Smith (“King Richard: Criando Campeãs”), após o infame tapa no apresentador Chris Rock. O ator não pode voltar à premiação por dez anos.

Richard Gere e Will Smith são exemplos mais “leves” de artistas banidos do Oscar. A lista conta com pessoas acusadas de crimes graves, como estupro e assédio sexual, como o produtor Harvey Weinstein, o diretor Roman Polanski e o comediante Bill Cosby.

Fonte: Looper.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.