O mais recente filme estrelado Aubrey Plaza, Emily the Criminal, parece muito uma história real. Utilizando-se de uma crítica ao capitalismo como a base de seu enredo, a história parece incrivelmente realista, tendo em vista aborda um problema muito comum ao público.
O thriller policial é repleto de comentários e críticas sobre o sistema universitário dos Estados Unidos e a maneira como os empréstimos estudantis podem prejudicar muitos graduados enquanto tentam encontrar seu equilíbrio e uma carreira estável.
Porém, mesmo que a história do filme se assemelhe muito à acontecimentos da realidade, o roteiro de John Patton Ford não teve inspiração em nenhuma história real. Na verdade, o diretor e roteirista alegou ter se inspirado em sua própria experiência com o sistema.
“Eu tinha cerca de cem mil dólares em dívidas estudantis quando saí da pós-graduação e acho que sentia muita ansiedade, medo e depressão por causa disso … Foi isso que começou”, declarou Ford (via Golden Globe)
Porém, o cineasta deixou claro que, diferente de Emily, não realizou nenhuma atividade criminosa para obter renda. Em resumo, embora a história de Emily possa ser fictícia, os eventos dentro dela se baseiam fortemente na vida real.
O submundo das fraudes: trama de Emily the Criminal
No filme, acompanhamos Emily Benetto (Aubrey Plaza), uma universitária com uma grande dívida estudantil que precisa achar um emprego rápido para tentar resolver suas dificuldades. Porém, ela não consegue arrumar um trabalho devido à sua ficha criminal.
Isso a leva tomar medidas desesperadas, o que a faz integrar um esquema de fazer compras com cartões de crédito roubados e revender tais compras. Recebendo um “não” após o outro em suas diversas entrevistas, Emily começa a tomar gosto pelo dinheiro rápido e o mundo do mercado negro.
O longa recebeu críticas geralmente positivas dos críticos por seus comentários sociais e pelo desempenho de Plaza no papel da protagonista, além de ter sido indicado a quatro categorias no 38º Independent Spirit Awards. Assista ao trailer: