Ao longo de seus 94 anos, os Academy Awards, conhecido mundialmente como Oscar, já viram muita coisa diferente acontecer. Prêmio entregue para a pessoa errada, convidados não participando da cerimônia e pseudônimos já estiveram presentes em sua cerimônia, mas a premiação uma vez indicou uma pessoa que não existe – e não estamos falando de pseudônimos ou algo do tipo.
Em 2002, o Oscar contou com a indicação de Adaptação, filme escrito por Charlie Kaufman, em quatro categorias distintas. A obra extremamente única retrata as dificuldades de Charlie e Donald Kaufman, ambos interpretados por Nicolas Cage, ao buscar adaptar o livro O Ladrão de Orquídeas, de Susan Orlean.
Conforme visto na trama, o longa atribui a autoria de seu roteiro aos gêmeos Charlie e Donald Kaufman. No entanto, essa informação é uma invenção na qual a Academia caiu. Para dar ainda mais profundidade à trama, Charlie Kaufman manteve a persona de seu roteiro nos créditos do longa, aumentando ainda mais a “ilusão da vida colidindo com a arte”.
Dessa forma, o roteirista, que ainda estava colhendo os louros por Quero Ser John Malkovich, foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado ao lado do fictício Donald Kaufman. Adaptação ainda colecionou indicações de Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante, com Chris Cooper vencendo pela última.
Adaptação: saiba mais sobre filme que enganou o Oscar
Conhecido por suas tramas malucas, Charlie Kaufman é o responsável pelo roteiro de Adaptação, filme que enganou o Oscar com a indicação de um roteirista que não existe. Na trama, acompanhamos uma versão fictícia de Kaufman, ao lado de seu gêmeo, Donald, em que ambos atuam como roteiristas e estão tendo dificuldades em adaptar o livro O Ladrão de Orquídeas às telas.
A ideia da premissa surgiu justamente quando Kaufman buscava adaptar a obra de Susan Orlean e passou a sofrer um bloqueio. No elenco estão Nicolas Cage, Meryl Streep, Chris Cooper, Judy Greer, Cara Seymour, Brian Cox, Tilda Swinton, Ron Livingston e Maggie Gyllenhaal.