É inegável o sucesso da música All I Want for Christmas is You. Lançada em 1994, a música já se tornou um clássico natalino e conquistou vários recordes para Mariah Carey. Porém, com o sucesso, sempre vem um pouco de drama.
Após algumas entrevistas onde Mariah afirmou que compôs All I Want for Christmas Is You quando criança, em um pequeno teclado Casio, Walter Afanasieff, o co-autor da música, rebateu afirmações da cantora sobre a composição da faixa, chamando-a de mentirosa.
Em participação recente no podcast Hot Takes & Deep Dives with Jess Rothschild, Walter não só rebateu as afirmações, como ainda declarou que a cantora “não entende de música”.
Na entrevista, o compositor afirmou que o clássico natalino foi escrito pouco depois dos dois terem colaborado no álbum Music Box, de Mariah. Geralmente, esta era a história contada pelos dois. Mas, por volta de 10 anos, a cantora começou a contar a “versão alternativa” da história.
Segundo Walter, depois que esta versão surgiu, a cantora apenas cultivou a história na própria cabeça. Além disso, declarou que o conhecimento musical de Mariah não é suficiente para desenvolver uma música com tal estrutura.
“Ela não toca nada, ela não toca teclado ou piano. Ela não entende de música, ela não sabe de mudanças de acordes e teoria musical ou qualquer coisa do tipo. Ela não sabe um acorde diminuto de um acorde de sétima menor para um acorde de sétima maior.
Então afirmar que ela escreveu uma música de estrutura de acordes bastante complicada com seu dedo em um teclado Casio quando ele era uma garotinha, é meio que uma lorota”, concluiu Walter.
Mais Natais desagradáveis
Não é a primeira vez que a faixa trouxe dor de cabeça para Mariah. O músico Andy Stone chegou a processar a cantora por plágio. Segundo ele, a cantora, o co-autor da música e a Sony nunca pediram permissão para usar o título da música, que é homônimo a uma sua e foi lançada em 1984.
Diferente de outras ações de plágio, o caso da música natalina não envolvia nenhuma semelhança na letra ou ritmo das produções, a violação de direitos autorais envolvia apenas o título das canções. Stone afirmava que por ter lançado sua música primeiro, ele deveria receber os direitos de músicas lançadas com o mesmo título.
Porém, segundo a revista People, Stone pediu o arquivamento da ação no dia 2 de novembro deste ano. Na ação, Stone pedia US$ 20 milhões (cerca de R$ 102 milhões) por direitos autorais. A equipe de advogados de Stone anunciou que o processo seria arquivado completamente e sem prejuízos.