Disponível no catálogo da Netflix, o filme Luta pela Fé – A História do Padre Stu narra a incrível trajetória de Stuart Long, homem que transformou sua vida de pugilista e agnóstico em uma vocação religiosa como padre católico.
A comovente e, ao mesmo tempo, improvável história é sim baseada em fatos reais. Protagonizado e produzido por Mark Wahlberg, o longa biográfico demorou cerca de seis anos para ser concretizado, período em que Wahlberg se dedicou a conhecer a fundo a história do clérigo, com quem compartilha a fé católica.
História real do filme Luta pela Fé
A narrativa acompanha o pugilista Stuart Long que, após um grave acidente de moto que quase lhe tirou a vida, começa a se questionar os propósitos de sua existência. Sobrevivendo ao acidente, ele passa a frequentar a igreja e descobre seu chamado para ajudar outras pessoas por meio da religião.
No filme, Stuart é atraído pela igreja por uma namorada, a personagem Carmen. De fato, ela foi inspirada em uma namorada real de Long, mas na vida real a motivação de sua fé e mudança de vida veio da própria experiência espiritual e não de um relacionamento amoroso.
Stuart Long nasceu com uma paixão pelos esportes, participando de futebol e luta livre ainda no ensino médio, antes de se dedicar ao boxe na faculdade. Após uma lesão que quebrou sua mandíbula, abandonou a carreira esportiva e se aventurou como ator em Los Angeles, mas desistiu da profissão.
Nos anos seguintes, já como padre, Long enfrentou outra grande dificuldade: uma doença rara chamada miosite por corpos de inclusão, que provocava fraqueza e atrofia muscular. Mesmo doente, continuou sua vocação religiosa com apoio da família até o dia de sua morte.
O longa, embora inclua adaptações dramáticas, permanece fiel à essência da vida de Stuart Long.