No dia 13 de outubro de 1977, o Sport Club Corinthians Paulista finalmente conseguiu superar um período de 23 anos sem títulos importantes por conta da vitória contra a Ponte Preta na final do Campeonato Paulista daquele mesmo ano. E em 2009, este momento histórico foi oficialmente documentado.
Escrito e codirigido por Di Moretti, o documentário 23 Anos em 7 Segundos dura cerca de 1 hora e 25 minutos, mas consegue resgatar perfeitamente tudo o que foi sentido na época em que o time conseguiu garantir a vitória, que se consolidou como um dos momentos mais emblemáticos da história corinthiana.
Para isso, a produção, que foi lançada pela Netflix nesta semana, reúne depoimentos de diversas figuras que fizeram parte da conquista, como os jogadores Sócrates, Geraldão e Basílio. Inclusive, este último foi o responsável pelo gol decisivo, que consagrou o Corinthians como o grande campeão da disputa.
Além disso, nomes como Toquinho, Neto, Rappin Hood, Hortência Marcari, Sabrina Sato, Washington Olivetto, Marlene Matheus e diversas outras personalidades que possuem uma forte conexão com o time também aparecem na produção, que no momento, está disponível exclusivamente na Netflix.
A origem de “23 Anos em 7 Segundos”: por que a vitória do Corinthians em 1977 foi tão especial?
Além de ter passado por um verdadeiro jejum de títulos paulistas, mesmo com a contratação de nomes de peso no futebol nacional, o Corinthians sofreu uma grande derrota na final do Campeonato Brasileiro de 1976, o que deixou a confiança no time abalada para o Campeonato Paulista do ano seguinte.
Contudo, a partir do segundo turno da competição, o Corinthians embarcou em uma onda de vitórias que o levou para a aguardadíssima final, que viria a se tornar um dos capítulos mais marcantes da história do clube.
E levando em conta que o ocorrido é um fragmento importante da história do futebol brasileiro como um todo, o trabalho de Di Moretti em 23 Anos em 7 Segundos foi essencial para eternizar este momento, que é extremamente valioso para os torcedores.