Simpsons: Episódio com crítica à China é removido

Os Simpsons, assim como South Park, é uma série conhecida por sempre estar a par dos acontecimentos globais para acrescentar piadas a respeito em seus episódios. Porém, nem todas as menções à acontecimentos são aprovados livremente. Diversos episódios passaram por censuras antes e até mesmo depois do lançamento.

O segundo episódio da 34ª temporada da série, chamado de “One Angry Lisa” (“Lisa com Raiva”, em tradução livre), foi removido do catálogo do Disney+ em Hong Kong. O episódio foi retirado do ar por conta de uma referência às práticas de trabalho forçado da China.

image 31

Vale lembrar que o governo de Hong Kong aprovou em outubro de 2022 uma nova lei de censura que proíbe filmes e séries considerados contrários aos interesses de segurança nacional da China. A lei também questiona o conteúdo oferecido em plataformas de streaming de propriedade internacional.

Em um determinado momento do episódio a seguinte frase é dita: “[…] eis as maravilhas da China. Minas de Bitcoin, campos de trabalhos forçados onde crianças fazem smartphones”, fazendo uma referência direta às conhecidas práticas de trabalho forçado no país.

Estas práticas recebem críticas da comunidade internacional há alguns anos por permitir essas condições. Muitos trabalhadores do país encontram-se em situações precárias, especialmente os que são submetidos a estágios em fábricas em Xinjiang e arredores.

Os Simpsons vs China: um antigo duelo

Esta não é a primeira vez que a família amarela é censurada em Hong Kong. Em 2021, o episódio “Goo Goo Gai Pan”, da 16ª temporada da série, também foi removido do catálogo da Disney+. No episódio, há uma referência ao Massacre da Praça da Paz Celestial em 1989.

image 30

A Praça Tiananmen foi local de uma repressão fatal em 1989 contra estudantes pró-democracia. Na série animada, no mesmo local, os personagens encontram uma placa com frase: “Neste local, em 1989, não aconteceu nada”.

Questionada por veículos norte-americanos, a Disney se recusou a comentar a censura depois que políticos chineses criticaram a entrada do episódio de Os Simpsons no serviço de streaming.

Segundo o professor Kenny Ng, da Academia de Cinema da Universidade Batista de Hong Kong, em entrevista à Financial Times, a Disney provavelmente removeu os episódios como uma medida preventiva, tendo isso mais a ver com os laços da empresa, atuais e futuros, no território da China.

No Brasil, as 33 primeiras temporadas de Os Simpsons estão disponíveis no Star+, enquanto o 34º ano ainda não tem data para chegar na plataforma. Além disso, a série foi renovada para mais duas temporadas, ficando no ar pelo menos até 2025.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.