Rick Allen: como o baterista do Def Leppard perdeu o braço?

Considerada uma das bandas mais populares do mundo, o Def Leppard é uma banda inglesa de hard rock que já vendeu mais de 100 milhões de álbuns mundialmente. Além de ser conhecida por seu histórico de sucesso, existe um detalhe muito tocante sobre a banda.

Em 1978, Richard John Cyril Allen, mais conhecido como Rick Allen, assumiu as baquetas do Def Leppard, substituindo Frank Noon com apenas 16 anos de idade. Entretanto, apesar de seu começo promissor junto à banda, a vida de Allen também foi marcada por uma tragédia.

No dia 31 de dezembro de 1984, a caminho de uma festa de ano novo na casa de sua família em Sheffield, Inglaterra, Allen, então com 21 anos, sofreu um acidente de trânsito que marcaria sua vida para sempre. Apesar de ele e sua namorada terem sobrevivido, o músico lesionou gravemente o braço esquerdo no acidente, levando a amputação do membro.

Os médicos chegaram a tentar reimplantar o braço de Allen, mas, por causa das infecções, ele teve de ser removido novamente. A situação cancelou todos os compromissos do músico com a banda por pelo menos 4 anos.

Entretanto, pouco tempo depois, o Def Leppard faz um retorno triunfal com o disco Hysteria, considerado o disco de maior sucesso da banda, com Rick Allen de volta às baquetas de forma adaptada, utilizando uma bateria feita especialmente para ele.

Desde então, Allen permanece responsável pelas baquetas da banda, utilizando sua bateria cujos controles de ritmo estão todos nos pés, possibilitando que ele toque apenas com o seu único braço. Em 2022, a banda lançou o recente disco Diamond Star Halos, seu décimo segundo álbum de estúdio.

Turnê em 2024: Def Leppard no Brasil novamente?

Após ter concluído uma recente turnê de dois anos ao lado da banda Mötley Crüe, o Def Leppard anunciou uma turnê para 2024 ao lado da banda Journey, com apresentações pelos Estados Unidos e Canadá entre 6 de julho e 8 de setembro do próximo ano.

Além das bandas principais, atrações como Steve Miller Band, Cheap Trick e Heart também se revezarão entre os shows de abertura. Inclusive, a presença do Heart no line-up confirma de vez a reunião das irmãs Wilson.

Até o momento, não foram anunciadas datas em outro local além da América do Norte, que contará com 23 apresentações. Desta forma, será preciso aguardar a chegada do próximo ano para que seja confirmado se a banda pretende estender a turnê para outros países.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.