Perfil oficial de Stranger Things faz comunicado animador para os fãs

Boa notícia para os fãs de “Stranger Things” (2016-presente)! Com o fim da greve dos roteiristas, a equipe da série já voltou a escrever o roteiro da quinta e última temporada da série da Netflix. Quem deu a notícia foi o perfil oficial dos roteiristas da produção, que postou uma imagem com apenas uma frase: “estamos de volta”.

A última temporada de “Stranger Things” estava inicialmente prevista para estrear em 2024, porém, com o “atraso” por causa da greve dos roteiristas e a greve dos atores, que continua até o momento, não sabemos se a produção conseguirá estrear no ano que vem.

Como terminou a greve dos roteiristas

greve hollywood
Foto: reprodução/TV Line

Segundo a CNBC, o WGA, o sindicato dos roteiristas de Hollywood, “votou de forma unânime” para terminar a greve nesta quarta (27) após 150 dias. O sindicato estava em greve desde o início de maio. O WGA chegou a um novo acordo com a AMPTP, a aliança que representa os estúdios de Hollywood. Confira os principais pontos do acordo, previsto para durar até maio de 2026:

Aumento de no mínimo 5% do pagamento após a ratificação do novo contrato entre o WGA e a AMPTP. Em maio de 2024, eles terão outro reajuste de 4%, e mais um de 3,5% em maio de 2025.

Nos streamings, produções que forem vistas por 20% ou mais dos inscritos no mercado doméstico (EUA) nos primeiros 90 dias vão render um bônus de 50% nos residuais. Os números de horas de streams serão fornecidos ao WGA pelos streamings. Esta nova regra será aplicada a partir do dia 1º de janeiro. Os roteiristas podem receber bônus de:

• US$ 9.021 por um episódio de meia-hora
  • US$ 16.415 por um episódio de uma hora
  • US$ 40.500 foi um filme feito para streaming de orçamento com mais de US$ 30 milhões

O acordo inclui regras sobre tecnologias de Inteligência Artificial.

• A IA não pode ser usada para escrever ou reescrever material literário e não pode “dividir créditos” com os roteiristas.
  • Um autor pode usar IA para o seu trabalho com o consentimento dos contratantes, mas a empresa não pode exigir isso do roteirista.
  • A empresa precisa informar ao roteirista se qualquer material fornecido foi gerado por uma IA ou incorpora algum material criado por IA.

O acordo ainda estabelece novas regras em relação ao seguro de saúde do sindicato, ao modo de contratação dos roteiristas, entre outros pontos. Confira mais detalhes aqui.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.