Paul McCartney lançou versão controversa de Let it Be e “apagou” Phil Spector

Lançado em 17 de novembro de 2003, Let it Be… Naked é uma versão remixada e remasterizada do álbum Let It Be, de 1970. O projeto foi supervisionado por Paul McCartney, que sentiu que a produção de Phil Spector não representou fielmente as intenções do grupo “despojado” para o álbum original.

O álbum apresenta as canções “nuas”, sem overdubs de Phil Spector e sem a vibração incidental de destaque do estúdio entre a maioria dos cortes do álbum original. Além disso, as faixas “Dig It” e “Maggie Mae”, foram substituídas por “Don’t Let Me Down”, originalmente apresentado como o lado B do single Get Back.

O álbum é apresentado de uma forma que Paul McCartney considera mais próxima de sua visão artística original: “voltar” para o som do rock and roll de seus primeiros anos, em vez dos overdubs orquestrais e enfeites que foram adicionados por Spector na produção final do álbum Let It Be.

Discordâncias entre McCartney e Lennon

McCartney em particular esteve sempre insatisfeito com o estilo de produção “wall of sound” dos remixes de Phil Spector, especialmente por sua canção “The Long and Winding Road”, que ele acreditava ter sido arruinada pelo processo.

John Lennon, em 1971, tinha defendido o trabalho de Spector, em entrevista à Rolling Stone. Segundo ele, Phil recebeu uma enorme carga de músicas mal gravadas e com um sentimento muito ruim, mas que ele conseguiu fazer algo palatável com o material. Com isso, seu pensamento contrastou com as atitudes de McCartney.

Paul de fato não gostou do resultado final, sempre se queixando do trabalho de Spector. Em 2003, foi lançado então a nova versão do disco, a versão do álbum como McCartney queria que fosse sido lançado, sem o recurso do “wall of sound” de Spector. George Harrison deu sua aprovação para o projeto Naked antes de morrer.

Além de faixas retiradas e a adição da música Don´t Let me Down, a orquestra em The Long and Winding Road foi retirada deixando a música numa versão mais “crua” e Let it Be foi apresentada em outra versão de estúdio.

Além disso, nesta nova versão contendo dois CD´s, o segundo CD contém conversas entre os integrantes da banda e algumas partes de ensaios de algumas músicas. Uma peculiaridade deste CD está em um trecho onde John Lennon ensaia a música que seria conhecida como Imagine.

As duas versões passaram por remasterizações e estão disponíveis para audição em streaming e podem ser ouvidas abaixo:

Let It Be (1970)

Let It Be… Naked (2003)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.