O Pálido Olho Azul: Explicação, significado e final do filme

Baseado no livro homônimo escrito por Louis Bayard, O Pálido Olho Azul é o mais novo suspense da Netflix, dirigido por Scott Cooper.

Na trama, acompanhamos o detetive aposentado Augustus Landor (Christian Bale) que recruta um cadete chamado Edgar Allan Poe (Harry Melling) para investigar uma série de terríveis assassinatos na Academia Militar dos EUA.

Buscar o responsável pelo assassinato dos cadetes é um dos principais focos do filme, e, durante toda a trama, várias pistas, reais e falsas, são oferecidas à audiência, fazendo com que o espectador tenha suas suspeitas.

A história é sinuosa, enquanto há muita coisa acontecendo durante o complicado clímax, levando o espectador a tentar acompanhar a investigação para que possa de fato compreender o final e todos os fatores que levaram à ele.

Entenda os mistérios de O Pálido Olho Azul

ATENÇÃO: spoilers a seguir. Prossiga com cautela.

Tendo em vista a brutalidade dos assassinatos, inicialmente, o filme parece apostar em um desfecho sobrenatural. Afinal, o cadete Fry e Randolph Ballinger tiveram seus corações arrancados, o que levanta a suspeita da prática de ocultismo.

Com essa suspeita no ar, a culpa recai sobre as mulheres da Família Marquis, considerando as práticas ocultas que vêm acontecendo na casa. A teoria é reforçada após um plano de assassinar Poe. Porém, o pupilo de Augustus Landor acaba não acreditando nesta história.

Isso porque, ao comparar o bilhete encontrado na mão de Fry com um bilhete que o detetive guardou, Poe percebe que é a mesma caligrafia. Com a ajuda de Patsy, ele descobre a verdade sobre Mattie, a filha de Landor, que havia sido declarada desaparecida, e sobre o responsável pelos assassinatos.

Na realidade, Mattie foi abusada por três cadetes da Academia West Point. Consumida pelo trauma, a garota comete suicídio pulando de um penhasco. Com isso, Landor inicia uma vingança contra os cadetes, conseguindo matar dois dos três responsáveis, e quase sair ileso, botando a culpa nos Marquis.

O cadete Stoddard, que também esteve envolvido no abuso de Mattie, desaparece da academia, e Landor diz que não tem mais forças para procurá-lo. Sabendo de toda a verdade, Poe decide poupar o detetive, queimando os bilhetes que comprovariam sua culpa, e deixa a academia.

Por fim, o filme deixa um final em aberto para o público, levando Augustus de volta ao penhasco onde Mattie se matou, mas sem revelar se o detetive também comete suicídio.

Elenco de O Pálido Olho Azul

O filme traz um thriller gótico ambientado por volta dos anos 1830. No elenco, o protagonismo fica dividido entre Christian Bale e Harry Melling, no papel dos investigadores dos misteriosos crimes. Além deles, o elenco é composto por nomes como:

  • Gillian Anderson como Julia Marquis
  • Robert Duvall como Jean Pepe
  • Charlotte Gainsbourg como Patsy
  • Hadley Robinson como Mattie
  • Harry Lawtey como o cadete Artemus Marquis
  • Lucy Boynton como Lea Marquis
  • Toby Jones como Daniel Marquis
  • Fred Hechinger como Randolph Ballinger
  • Steven Maier como o cadete Fry
  • Joey Brooks como o cadete Stoddard

O Pálido Olho Azul está disponível via Netflix. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.