O Iluminado: como era o final ALTERNATIVO do filme

Um dos filmes mais icônicos da história, O Iluminado uniu a direção Stanley Kubrick à adaptação de um original de Stephen King. Embora tenha gerado polêmica na época de seu lançamento, em 1980, o longa veio a se tornar um ícone do terror.

Na trama, vemos a jornada de Jack Torrance, um escritor interpretado por Jack Nicholson e que sofre com bloqueio criativo. Em busca de inspiração, Jack leva sua esposa Wendy e o filho Danny ao Hotel Overlook, no Colorado, reservando-o completamente para os três durante a baixa temporada.

Isolados, a família começa a experienciar coisas estranhas no local. Aos poucos, Jack entra em uma espiral de loucura e começa a agir como um verdadeiro vilão frente à sua família. Além de Nicholson, o longa conta com Shelley Duvall em um de seus papéis mais exaustivos e desafiadores.

O Iluminado: confira final alternativo

Embora seu final seja celebrado até hoje, O Iluminado quase teve uma conclusão bastante diferente. Em entrevista ao New York Daily News (via Collider), o produtor executivo Jan Harlan revelou que uma cena extra foi gravada como um final alternativo para o filme, mas Kubrick optou por não incluí-la em sua obra.

Em O Iluminado, vemos um filme bastante ambíguo, que deixa diversas dúvidas ao espectador. Wendy e Danny conseguem fugir de Jack em sua jornada homicida e deixam o patriarca para congelar na rua. Os dois então destroem o Hotel Overlook e somos apresentados a uma imagem antiga do local em que o rosto de Jack pode ser visto, nos fazendo crer que há mais do que aquilo que vimos.

Questionado, Kubrick optou por se escusar de qualquer explicação. “Eu nunca explico nada, eu mesmo não entendo. É um filme de fantasma!” No entanto, havia um final alternativo com uma cena extra. Após sobreviverem, vemos Danny e Wendy se recuperando em hospital, tendo sido resgatados.

No local, os dois são visitados pelo representante do hotel, Stuart Ullman, que já havia aparecido no início da trama. O personagem mantém sua aura peculiar e afirma que nada de estranho foi encontrado no hotel, além de entregar a Danny uma bola, a mesma que Jack jogava nas paredes e que havia sido rolada para o menino no quarto 237.

Dessa forma, podemos concluir que o gerente do hotel é outro membro dos “fantasmas” do hotel, conhecia Jack de alguma encarnação anterior ou possui o iluminado dentro dele. Novamente, somos deixados com grandes questionamentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.