O Exorcista tem 10 curiosidades que talvez você não saiba

Um dos maiores clássicos do cinema, “O Exorcista” (1976) teve bastidores absolutamente caóticos e é cheio de curiosidades interessantes para os cinéfilos. Confira dez exemplos:

1. Efeitos sonoros

O diretor William Friedkin adicionou alguns sons extras no fundo de certas cenas para dar um efeito mais perturbador, como o zumbido de abelhas e sons industriais. Os barulhos demoníacos que a Regan (Linda Blair) possuída faz são guinchos de porcos prestes a serem sacrificados.

2. A voz de Pazuzu

A voz demoníaca de Regan é um dos aspectos mais marcantes do longa. A atriz Mercedes McCambridge passou dias trancada em um quarto para criar a voz, e bebia e fumava muito para alcançar o tom rouco e sinistro do Pazuzu.

3. A cena do vômito

Em um momento do exorcismo, Regan vomita na cara do Padre Karras (Jason Miller). O vômito falso feito de sopa de ervilha inicialmente seria jogado no peito do ator, mas acabou caindo no rosto dele. A reação de nojo dele foi tão genuína, que a cena foi incluída no filme.

4. O incêndio inexplicável

Dizer que o set foi mal assombrado já virou uma estratégia comum na divulgação de filmes de terror, mas no caso de “O Exorcista” a história parece bem mais real. Um dos sets do filme pegou fogo misteriosamente, e um padre chegou a ser chamado para abençoar o local e tranquilizar o elenco.

5. “O Exorcista” é inspirado em uma história real

O filme é inspirado no livro de mesmo nome de William Peter Blatty, que, por sua vez, é inspirado em um caso real dos anos 50 relatado em várias notícias de jornal. Se o que aconteceu realmente foi sobrenatural ou não, fica por conta do que o leitor acreditar.

6. O quarto de Regan era congelante

Durante as cenas do exorcismo, vemos constantemente a respiração dos atores, o que dá o efeito fantasmagórico da cena. O set do quarto foi construído em uma espécie de “freezer”, e o diretor ainda colocou quatro aparelhos de ar condicionado, deixando a temperatura abaixo de zero.

7. Duas atrizes se machucaram no set

Ellen Burstyn, que interpretou a mãe da Regan, machucou as costas em uma cena em que era puxada para trás por um fio. Linda Blair, a Regan, teve um ferimento ainda pior: a atriz fraturou a espinha em uma cena na cama em que se movia mecanicamente.

8. Dois atores morreram antes do lançamento

Jack MacGowran, que interpretou o diretor Burke Dennings, e Vasiliski Maliaros, a mãe do Padre Karras, morreram de gripe e de causas naturais, respectivamente, antes do filme estrear.

9. Linda Blair recebeu ameaças de mortes por causa do filme

O filme causou muita polêmica com sua trama sobre possessão demoníaca e foi acusado de promover o satanismo por alguns grupos religiosos, que chegaram a ameaçar a atriz Linda Blair, de apenas 14 anos na época, de morte. Ela precisou de guarda-costas por anos depois do filme.

10. Max von Sydow tinha 40 e poucos anos na época do longa

O ator alemão, que interpreta o Padre Merrin, tinha que passar quatro horas na cadeira de maquiagem todos os dias para convencer o público de que era um homem de mais de 70 anos.

Fonte: ScreenRant, MovieWeb e The Messenger.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.